Toxinas fúngicas ameaçam trigo europeu e economia
A vomitoxina foi encontrada em todos os países europeus estudados
O trigo fornece 19% das calorias e 21% das proteínas consumidas pelos humanos globalmente. Mas uma doença fúngica chamada (FHB) ou fusariose da espiga, causada pelo fungo fitopatogênico Fusarium graminearum, tem aumentado consideravelmente na Europa nos últimos dez anos.
Para proteger os consumidores, a comissão da União Europeia estabeleceu limites legais para os níveis de vomitoxina, também conhecida como Desoxinivalenol ou DON, é uma das micotoxinas mais comuns e pode contaminar uma grande variedade de grãos, incluindo o trigo. Os cientistas descobriram que a ameaça das micotoxinas – particularmente no sul da Europa tem aumentado significativamente.
A vomitoxina foi encontrada em todos os países europeus estudados e no geral, foi encontrada em metade de todas as amostras de trigo destinadas à alimentação. No Reino Unido, a vomitoxina foi encontrada em 70% do trigo para alimentos produzido entre 2010 e 2019. Mesmo assim quase toda (95%) da contaminação por vomitoxina registrada no trigo europeu estava dentro dos limites legais.