Tomate italiano plantado no Brasil o ano todo
Os frutos tem sabor marcante e por isso são os queridinhos das cozinhas

Por Mônica Vieira
Os frutos tem sabor marcante e por isso são os queridinhos das cozinhas
O tomate italiano é uma das espécies mais apreciadas no mundo, pelo sabor e pela cor marcantes. O fruto que possui poucas sementes e, é menos ácido que outras espécies vai bem em várias receitas, desde salada a molhos e pratos mais elaborados, já que a poupa é consistente. É o queridinho dos chef's de cozinha adoram.
Como escolher tomate italiano
Para aproveitar o sabor na sua totalidade, na hora de comprar o tomate é preciso observar se eles estão bem vermelhos, sem manchas ou machucados.
Outra dica muito importante é com relação aos cuidados no armazenamento. Lavar os frutos e enxuga-los para só depois colocar na geladeira. Essas medidas vão conservar os frutos por pelo menos 7 dias.
Plantar tomate italiano é um desafio
O fruto nativo das Américas, apesar de ser considerada uma planta perene, se adapta aos climas temperados, mas pode morrer em decorrência do frio.
A verdade é que o fruto cresce melhor no clima seco e quente. O tomateiro precisa de pelo menos, 3 meses com muito sol, ou seja na maioria das regiões brasileiras é possível plantar a espécie o ano todo.
O tomate italiano por mudas ou sementes retiradas do próprio fruto. Basta ter um pouquinho de paciência e cuidado para colocar as sementes no solo. A frutificação demora cerca de 5 meses.