Ele está presente nas saladas, em várias receitas gastronômicas, seja cru, assado, em molhos, mas afinal o tomate é considerado fruta? A resposta é sim, a planta originária do tomateiro, possui flores amareladas e sementes. O tomate é sim um fruto, porque ele é oriundo do desenvolvimento da flor do tomateiro, geralmente ele não é chamado de fruta, por não ser doce.
Ele é conhecido como legume ou vegetal, o que também não está errado. Embora não pareça, o tomate é mais fruta do que muitas frutas como o morango, abacaxi, banana entre outros (considerados pseudofrutos).
Já os especialistas dizem que o tomate é fruto (termo botânico) e fruta é um nome comercial. Para o pesquisador Romualdo Kobori “o fruto é um ovário desenvolvido que produz sementes”, diz. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) considera além do tomate, a berinjela, o pepino e pimentão, por exemplo, como frutos, já que todos eles produzem sementes. A discussão é antiga, o que importa mesmo é consumi-lo da sua maneira preferida.
Fique ligado! Nesta nova seção, traremos notícias e conteúdos sobre a cultura do tomate, publicadas periodicamente no nosso portal.