Tomate sustentável cultivado em estufa diferente
A estufa de vidro é muito utilizada na Holanda
O cultivo em estufas, tem se tornado cada vez mais popular, a técnica conhecida como cultivo protegido tem se expandido também no Brasil. No Sul de Minas Gerais, um casal holandês e russo escolheram a região para plantar tomate, o diferencial é a plantação realizada em estufa de vidro.
A cidade escolhida é Andradas, terra do vinho, onde o holandês Arjan Kouwenhoven e a russa Tatjana Kouwenhoven resolveram utilizar a tecnologia holandesa para implantar uma das estufas agrícolas mais modernas do mundo. Uma das preocupações da dupla é com a sustentabilidade, inclusive a valorização dos resíduos e o tratamento de água em circuito fechado.
Para combater as doenças e pragas, não é usado nenhum tipo de pesticida, uma alternativa adotada é o uso de zangões para a polinização natural do tomateiro. Os tomates “Fonte Verde Agro” são destinados para supermercados em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.
Já o uso de estufa de vidro, se deu porque é muito utilizada na Holanda em plantações de flores, legumes e verduras, o vidro além de tudo, é mais sustentável e mais barato.
Fique ligado! Nesta nova seção, traremos notícias e conteúdos sobre a cultura do tomate, publicadas periodicamente no nosso portal.