Termômetros em queda e mais umidade para as lavouras. Saiba quando
Frente fria garante um começo de semana chuvoso
A terceira semana de novembro, deve ser marcada pelas chuvas mais generalizadas e abrangentes no Brasil Central. Essas chuvas devem trazer um alívio na intensa onda de calor que assolou o país nos últimos dias.
Além disso, com a redução nas temperaturas, maior ocorrência de chuvas, há uma perspectiva de recuperação na umidade do solo, especialmente em áreas de soja. Contudo, as chuvas serão incapazes de reverter o quadro naquelas lavouras que já foram fortemente afetadas pelo estresse térmico e hídrico.
Outro destaque para esta segunda-feira, é a manutenção do tempo firme em áreas da região Sul, após uma sequência de chuvas intensas.
Região Norte:
De maneira geral, são esperadas instabilidades em todos os setores da região norte, mas ainda assim apresentando um comportamento muito irregular. As chuvas mais volumosas devem ocorrer sobre o AMACRO e TO, com previsão de até 40 mm de forma pontual. O calor ainda deve ser intenso, mas indicando uma tendência de enfraquecimento se comparado aos dias anteriores.
Região Nordeste:
A formação de um canal de umidade no Brasil Central, deve aumentar as condições de chuvas sobre a metade oeste do Nordeste. São esperadas chuvas mais volumosas e abrangentes sobre o oeste da Bahia, sul do Maranhão e Piauí. Até mesmo alguns pontos do Ceará podem registrar chuvas isoladas e pontuais. Essa condição de mais chuvas, deve reduzir as temperaturas máximas na região.
Região Centro-Oeste:
O estabelecimento de uma frente fria na costa sudeste, deve favorecer a formação de um canal de umidade sobre a região Centro-Oeste. Isso traz um cenário de chuvas mais abrangentes sobre os três estados da região, com possibilidade de chuvas volumosas de maneira pontual. A maior presença das chuvas e das nuvens, devem favorecer uma redução do intenso calor, mesmo que as temperaturas ainda seguem em patamares elevados.
Região Sudeste:
O estabelecimento de um corredor de umidade, em função da presença de uma frente fria, mantém as condições de chuvas elevadas em grande parte da região. São esperadas chuvas generalizadas e volumosas sobre o norte de São Paulo e grande parte de Minas Gerais, onde há possibilidade de temporais localmente fortes. A maior presença de nebulosidade e chuvas, diminui o intenso calor, mas as temperaturas seguem em patamares acima dos 33°C.
Região Sul:
Após uma sequência de chuvas intensas, uma área de alta pressão mantém as condições de tempo firme sobre a região sul, com destaque para o Rio Grande do Sul. Já em áreas do nordeste de Santa Catarina e Leste do Paraná deverão ter uma grande presença de nebulosidade, com possibilidade de algumas pancadas isoladas e passageiras. O amanhecer será ameno, com temperaturas na ordem dos 10°C nos pontos de maior altitude. Contudo, a tarde promete ter temperaturas elevadas em todas as áreas, mas com redução no calor extremo ao norte do Paraná.
A análise é do meteorologista do Portal Agrolink, Gabriel Rodrigues