Terça-feira terá predomínio de tempo seco
Já em relação às temperaturas, espera-se uma grande variação entre os menores e maiores registros no Brasil
Nesta terça-feira (06/06) grande parte do Brasil terá o predomínio de tempo seco – condição típica da época do ano. Contudo, alguns setores da parcela central estão enfrentando um período prolongado sem chuvas. Essa condição é observada em lavouras de milho, sorgo, feijão e algodão (naquelas lavouras em estádios mais sensíveis). Essa falta de chuvas é mais pronunciada no oeste da Bahia e norte de Minas Gerais, como em Barreiras (BA) que está a 43 dias sem o registro de chuvas.
Já em relação às temperaturas, espera-se uma grande variação entre os menores e maiores registros no país, e até mesmo em algumas regiões. Em Minas Gerais, o amanhecer pode ter marcas abaixo dos 10°C nos vales centrais e rapidamente os termômetros devem superar os 30°C, com índices de umidade abaixo dos 20%. Em áreas da região sul, o amanhecer deve começar com registros entre os 5 e 10°C, podendo passar dos 30°C ao norte do Paraná.
Agora, em relação às áreas com previsão de chuvas nesta terça, elas ficam restritas ao leste do nordeste e metade norte da região norte, onde os pontuais devem passar dos 20 mm.
Veja o mapa e a previsão por região na sequência
Região Norte
As instabilidade devem se concentrar ao norte da região, com os maiores acumulados ocorrendo sobre o norte do Amazonas e Roraima. Os volumes previstos superam os 40 mm em Japurá (AM) e até 25 mm em Caracaraí (RR). Por outro lado, setores ao sul de Rondônia, metade sul do Pará e todo o estado do Tocantins tem previsão de tempo seco. Isso deve favorecer a maturação das lavouras de algodão nos estádios mais avançados.
Região Nordeste
Os ventos de leste seguem mantendo as condições de chuvas no litoral da região. Áreas do SEALBA e Recôncavo Baiano podem registrar acumulados na ordem dos 10 a 20 mm ao longo do período, na forma de chuvas intermitentes. Apesar dessas chuvas mais recorrentes no leste, áreas do centro e oeste do Nordeste, enfrentam um período prolongado sem o registro de chuvas expressivas, o que deve se repetir hoje. Grande parte das lavouras no oeste Baiano registram alguma limitação por falta de chuvas.
Região Centro-Oeste
Toda a região deve ter o predomínio de tempo seco. Essa condição é esperada para a época do ano e é marcada por uma grande variação entre as menores e maiores temperaturas do dia. O destaque é então a previsão de temperaturas acima dos 33°C no Mato Grosso e Goiás, com índices de umidade que podem ficar abaixo dos 20%. Essa combinação aumenta a restrição hídrica das lavouras, ao mesmo tempo que favorece a maturação do algodão.
Região Sudeste
Com exceção do litoral sul de São Paulo, toda a região terá o predomínio de Sol e tempo seco. Com destaque para o estado de Minas Gerais, onde o amanhecer terá temperaturas inferiores aos 10°C nos vales centrais, caminhando para uma tarde com termômetros acima dos 30°C e índices de umidade abaixo dos 20%. Essa combinação de calor e baixa umidade, acelera a perda de umidade das plantas o que deve aumentar a restrição hídrica de algumas lavouras.
Região Sul
De maneira geral o predomínio é de tempo seco em grande parte da região, com exceção do litoral do Paraná e Joinville em Santa Catarina. Mesmo assim, as condições indicam mais a presença de nebulosidade do que chuvas. Em relação às temperaturas, o amanhecer segue com marcas amenas, variando entre os 5 e 10°C, migrando para uma tarde de marcas acima dos 25°C e até mesmo próximo dos 30°C ao norte do Paraná.
Material elaborado pelo metereologista, Gabriel Rodrigues com revisão de Aline Merladete.