Terça-feira será marcada por formação de ciclone
Já na área central o tempo seco vai predominar
Para esta terça-feira (11/07) a previsão indica a presença de uma área de baixa pressão sobre a região Sul, que deverá ganhar intensidade ao longo do dia e trazer chuvas de até 50 mm no acumulado do período.
Essas chuvas intensas no final do dia são um indicativo do fortalecimento das instabilidades causadas pelas condições que resultarão na formação de um ciclone previsto para a próxima quarta-feira.
Clique aqui e acesse AGROTEMPO.
Em relação às chuvas no leste do Nordeste, observa-se uma tendência de diminuição das instabilidades, embora a umidade permaneça na região, o que pode ocasionar chuvas fracas e passageiras a qualquer momento do dia.
Já na parte central do país, espera-se um tempo extremamente seco, com índices de umidade abaixo dos 20% e temperaturas podendo alcançar os 35°C.
Veja o mapa e a previsão por região na sequência
Veja também: Onde e como o ciclone vai atuar. resultado
Região Norte
As projeções indicam uma diminuição das chuvas sobre a região, até mesmo em áreas ao norte da região norte, como no Baixo Amazonas no Pará e Amapá. Mesmo assim, algumas trovoadas passageiras podem ocorrer nas imediações de Almeirim (PA). Já sobre o estado do Tocantins, a tendência segue com as temperaturas muito elevadas e os índices de umidade que podem ficar abaixo dos 20%.
Região Nordeste
À medida que as chuvas diminuem no leste do Nordeste, os ventos oceânicos ainda transportam uma quantidade significativa de umidade para a costa da região, o que pode resultar em um dia ainda encoberto com chuvas fracas a qualquer momento. Em contrapartida, áreas do oeste da Bahia, sul do Maranhão e sul do Piauí têm enfrentado uma sequência prolongada sem registro de chuvas, e essa condição deve se repetir nesta terça-feira.
Região Centro-Oeste
Seguindo um padrão característico da época do ano, todos os setores terão tempo firme e grande variação nas temperaturas. O amanhecer poderá ser ameno em algumas áreas do leste do Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e Distrito Federal. Mas os termômetros sobem rapidamente, caminhando para uma tarde de temperaturas acima dos 35°C em vários pontos do centro norte da região, com índices de umidade perto ou abaixo dos 20%.
Região Sudeste
O predomínio será de tempo firme e poucas nuvens em todos os setores, com destaque para as temperaturas muito acima da média para o período – especialmente durante a tarde. Além dos termômetros elevados, os índices de umidade devem ser baixos em áreas do noroeste Paulista, Triângulo e norte Mineiro.
Região Sul
Um sistema de baixa pressão deverá atuar sobre a região, mantendo as condições de chuvas entre o Norte do Rio Grande do Sul até o Sul do Paraná. Essas chuvas devem se deslocar em direção ao centro-sul do Rio Grande do Sul e se intensificar no sudeste de Santa Catarina até o período da noite, promovendo acumulados superiores aos 50 mm. Já em áreas do norte do Paraná além do tempo firme, as temperaturas serão elevadas e acompanhadas por baixos índices de umidade.
Material elaborado pelo metereologista Gabriel Rodrigues, com revisão de Aline Merladete