Temporais na região Sul e frio na Bahia
Frente fria traz chuvas de até 40 mm
Nesta sexta-feira (23/06) a presença de uma frente fria na região sul deve garantir um dia de muitas chuvas, que podem ser acompanhadas de temporais e até mesmo queda de granizo. A tendência é de volumes entre os 30 e 40 mm, com chuvas intermitentes.
Apesar dessas chuvas no sul, boa parte do país terá o predomínio de tempo seco. Esse tempo seco vem acompanhado de temperaturas elevadas e baixíssimos índices de umidade. Os alertas vão para as áreas mais centrais do país, onde os termômetros devem atingir os 34°C com índices de umidade beirando os 20%.
Outro grande destaque diz respeito às temperaturas mínimas em Minas Gerais e no centro-sul da Bahia, que devem registrar marcas entre os 6°C e 9°C. Mas migrando para uma tarde quente com o forte aquecimento diurno.
Em relação às chuvas no norte e nordeste, os volumes diminuem em relação aos últimos dias e ficam cada vez mais concentrados nas extremidades do Brasil.
Veja o mapa e a previsão por região na sequência
Região Norte
A metade sul da região terá o predomínio de tempo seco e quente, o que deve acelerar a perda de umidade do solo no Tocantins e sul do Pará. Algumas instabilidades pontuais podem surgir no Acre, mas de forma muito irregular. As chuvas ficam concentradas ao norte do Amazonas, Roraima e Baixo Amazonas no Pará.
Região Nordeste
Nesta sexta, a ênfase da previsão será para as temperaturas de inverno no centro-sul da Bahia. Algumas áreas, na parcela central do estado, podem amanhecer com registros abaixo dos 10°C nas proximidades de Seabra. Contudo, o aquecimento vem logo com as primeiras horas de sol, e a tarde será quente com marcas acima dos 32°C em Bom Jesus da Lapa (BA) onde os índices de umidade também podem atingir níveis críticos, próximos ou abaixo dos 20%. As chuvas até acontecem na região, mas confinadas no litoral nordeste do nordeste e litoral sul baiano.
Região Centro-Oeste
O predomínio será de tempo seco em todos os setores da região o que deve contribuir com o maior aquecimento no período da tarde. Os registros devem passar da marca dos 34°C em áreas do Norte do Mato Grosso do Sul até o extremo norte da região. Além disso, os índices de umidade beiram os 20% nos horários mais críticos, o que acelera a perda de água por evaporação e evapotranspiração, isso vem sendo positivo para a maturação do algodão, mas limita o potencial produtivo de lavouras em estádios mais sensíveis à falta de água.
Região Sudeste
O grande destaque na região, são as temperaturas mais baixas especialmente em Minas Gerais, onde os registros ficam na casa dos 6 a 9°C, ou menos nos pontos de maior altitude. Porém o tempo será seco em todo o período, com alguma variação de nebulosidade no norte do Espírito Santo e nordeste de Minas. O calor será forte, sobretudo nas proximidades de Salinas (MG) onde as marcas podem se aproximar dos 35°C com índices de umidade abaixo dos 30%.
Região Sul
A persistência da frente fria na região deve resultar em chuvas volumosas entre o norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As projeções estão indicando acumulados na ordem dos 30 a 40 mm em setores nas imediações de Campos de Lages (SC) e Sananduva (RS). Essas chuvas também podem ser acompanhadas de trovoadas localmente fortes, com potencial para queda de granizo, especialmente no período da madrugada e manhã. O amanhecer terá temperaturas mais elevadas oara a época do ano, mas os termômetros não sbem tanto no período da tarde - exceto na metade norte do Paraná que deve ter o predomínio de tempo seco.