CI

Tempestades gera inundações e interrompe seca na Europa

Chuvas intensas aliviam onda de calor



Foto: Divulgação

De acordo com o relatório "Weekly Weather", divulgado pelo Departamento de Comércio dos EUA em parceria com a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) e o Departamento de Agricultura (USDA), um bloqueio atmosférico sobre o oeste da Rússia fez com que um sistema de tempestade carregado de umidade se deslocasse lentamente sobre o leste da Europa, resultando em chuvas intensas e inundações generalizadas. A precipitação acumulada ultrapassou 100 mm em diversas áreas, incluindo os Alpes e regiões do sul da Alemanha, e chegou a valores extremos, como 340 mm na República Tcheca e 313 mm na Áustria. Esses números resultaram em grandes danos à infraestrutura, fatalidades e impactos ainda não calculados nas colheitas.

Clique aqui e acesse AGROTEMPO

Na Polônia, o sudoeste do país registrou acumulados de 150 a 200 mm de chuva, enquanto países como Eslovênia e Croácia também sofreram com precipitações acima de 250 mm. As chuvas também trouxeram alívio para a onda de calor e seca que afetava o leste europeu. Antes de chegar ao leste, o mesmo sistema causou chuvas moderadas a fortes em várias regiões da Europa Ocidental, como Inglaterra e França.

No entanto, áreas atingidas pela seca, como o sul da Hungria, receberam pouca precipitação, com valores variando entre 5 e 25 mm, insuficientes para amenizar os efeitos da seca. A expectativa é de que os danos às colheitas e à infraestrutura sejam avaliados mais detalhadamente após o recuo das águas das enchentes.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.