CI

Tempestades e ventos de 90 km/h: ciclone pode atingir culturas no Sul

Chuvas podem impactar soja e milho



Foto: Pexels

De acordo com o meteorologista do Portal Agrolink, Gabriel Rodrigues, a formação de um ciclone no Sul do Brasil intensificará as condições climáticas adversas nesta quinta-feira (24). O sistema traz chuvas volumosas e rajadas de vento que podem alcançar até 90 km/h, especialmente no Rio Grande do Sul, com riscos moderados para culturas em desenvolvimento, como o milho.

Os acumulados de chuva podem ultrapassar 40 mm na faixa sul do RS, chegando a 75 mm em pontos isolados. Santa Catarina e Paraná também devem registrar volumes expressivos, entre 20 e 50 mm. Já no Sudeste, o Vale do Paraíba e o sul de Minas Gerais terão tempestades irregulares e pontuais.

Nas regiões Centro-Oeste e Norte, a chuva será menos intensa e mais localizada, favorecida pelo calor e umidade, com destaque para Mato Grosso, Goiás e Rondônia. Segundo Rodrigues, o ciclone deve se mover rapidamente em direção ao oceano, dando origem a uma frente fria que pode persistir no Centro-Sul do país nos próximos dias.

Clique aqui e acesse AGROTEMPO

Os ventos fortes representam um risco moderado para as lavouras de milho, que ainda estão em estágios iniciais de crescimento. Estados como Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que já implementaram mais de 75% de suas áreas de milho da primeira safra, estão particularmente atentos. "Embora a altura das plantas, entre 80 e 120 cm, reduza o risco de danos, as rajadas mais fortes podem causar prejuízos em lavouras mais adiantadas", comenta Rodrigues.

Além disso, a frente fria gerada pelo ciclone poderá formar a primeira Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) desta temporada, um fenômeno crucial para regularizar as chuvas no Centro-Oeste e Sudeste. A expectativa é de que o ZCAS se estenda desde o Acre até o Paraná, marcando o início oficial da estação chuvosa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.