Temperaturas podem se aproximar dos 0°C. SAIBA ONDE
Temperaturas entram em declínio na noite de quarta-feira (19.04)
A quinta-feira (20/04) será marcada pela chegada – de forma significativa – da massa de ar polar que estava prevista. As temperaturas entram em declínio acentuado já na noite de quarta-feira, migrando para uma madrugada gelada, com possibilidade de geadas e temperaturas próximas de 0°C nos pontos de maior altitude da região Sul.
Essa massa de ar polar, o frio foi impulsionado pelos ventos fortes, mas que já perdeu toda a sua intensidade. Além disso, ela está associada a uma região de alta pressão, que deverá atuar desde o sul do Rio Grande do Sul até o sul do Mato Grosso, Goiás e sul de Minas Gerais. Áreas de alta pressão, estão associadas a um tempo mais firme, pois impedem a formação das nuvens carregadas.
No Sul, mesmo com a presença do sol, as temperaturas permanecerão amenas no período da tarde e em áreas do centro-oeste e sudeste, a quinta poderá ter uma grande amplitude térmica – diferença entre as menores e maiores temperaturas do dia.
Outro destaque para esta quinta, é a atuação da Frente Fria (sistema de chuvas), que deve se posicionar ao norte do Centro-Oeste e norte do Sudeste. As projeções indicam fortes instabilidades no sul da Bahia, causadas em uma previsão de até 65 mm em alguns pontos.
Veja o mapa e a previsão por região
Norte
Com a chegada de uma frente fria na pista central do país, os ventos transportaram as instabilidades para o oeste, o que pode resultar em chuvas intensas nesta quinta-feira no oeste do Amazonas, Acre e Rondônia. Alguns locais, como Guajará-Mirim (RO), Tarauacá (AC) e Rio Negro (AM), podem ter volumes de chuva superiores a 40 mm. Já no Amapá e norte do Pará, as chuvas são causadas pelas instabilidades da ZCIT. Em outras áreas, também podem ocorrer pancadas de chuva, mas de forma educativa e passageira. De maneira geral, o calor ainda é forte em todos os setores.
Nordeste
A previsão indica que uma frente fria no sul da região provocará fortes instabilidades na Bahia, com temperaturas acumuladas acima de 50 mm e uma média de 65 mm na região de Porto Seguro. As chuvas se espalham pela parcela central da região nordeste, mas ocorrem de maneira irregular e pontual. Já nas áreas do leste, que vão desde o Recôncavo Baiano até o leste do Rio Grande do Norte, o sol aparecerá mais e as chuvas serão fracas e passageiras.
Centro-Oeste
Após a passagem de uma frente fria, espera-se que um sistema de alta pressão associado a uma massa de ar frio se estabeleça na região. Isso deve proporcionar um tempo firme no Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso e sul de Goiás, com temperaturas baixas no amanhecer, podendo chegar a 10°C no sul do MS e abaixo dos 15°C no sudoeste de Goiás. Com a maior presença do sol, pode resultar em uma grande variação entre as temperaturas mínimas e máximas do dia, gerando uma grande amplitude térmica. No entanto, ainda há um corredor de umidade proveniente da frente fria (sistema de chuvas) que deve provocar instabilidades na metade norte de Mato Grosso, e entre o Distrito Federal e o norte de Goiás.
Sudeste
Com o avanço da frente fria (sistema de chuvas) a massa de ar polar vem ganhando espaço, associada a uma região de alta pressão (tempo seco). As temperaturas toleram baixas no amanhecer, com marcas inferiores aos 8°C no leste de São Paulo e até 5°C nos pontos de maior altitude no sul de Minas Gerais. Porém, nesta quinta, não há condições para formação de geadas. E as chuvas devem prevalecer na metade norte do sudeste, com potencial para temporais no nordeste de Minas e norte do Espírito Santo, com acumuladas variando entre os 35 e 45 mm em Montanha (ES) e Nanuque (MG). O calor segue forte no extremo norte, com marcas acima dos 35°C.
Sul
A quinta-feira terá características de inverno na região, o amanhecer poderá ter registros próximos dos 0°C nos pontos de cima da serra e uma tarde com temperaturas mais amenas. Isso acontece após uma quarta ventosa, com rajadas próximas dos 140km/h, que eram a massa de ar frio que atua hoje. Inclusive há condições para formação de geadas ainda no período da madrugada e também no final do dia, numa ampla região desde o norte do Rio Grande do Sul até o centro-sul do Paraná. O frio vem com uma região de alta pressão, o que acaba impedindo a formação de nuvens carregadas na região. Portanto, apesar das temperaturas mais baixas o sol predomina.