Temperatura do solo pode passar dos 55°C
A soja enfrenta o risco de danos irreversíveis na germinação e emergência devido a essas condições extremas.
O Centro-Oeste do Brasil está prestes a enfrentar uma onda de calor intensa, com previsão para temperaturas extremas que podem quebrar registros históricos. Especialistas alertam que o epicentro dessas especificações climáticas estará sobre uma região, tornando-se um ponto de grande preocupação para os habitantes locais e, em particular, para os agricultores.
De acordo com o meteorologista, Gabriel Rodrigues, a situação torna-se ainda mais crítica ao considerar as consequências para a agricultura, com foco especial nas temperaturas da superfície do solo, que podem facilmente passar dos 55°C. A soja, cultura agrícola essencial na região, enfrenta o risco de danos irreversíveis na germinação e emergência devido a essas condições extremas.
Clique aqui e acesse AGROTEMPO
Apesar do cenário desafiador, há uma tênue esperança com a possibilidade de chuvas. No noroeste de Mato Grosso e sul de Goiás, as chuvas podem ocorrer de forma isolada, embora mal distribuídas. Os meteorologistas também preveem chuvas mais intensas ao sul de Mato Grosso do Sul.