Tecnologia inédita mede sustentabilidade na agricultura
Ferramenta desenvolvida no Brasil vai ser apresentada na ONU
Uma nova tecnologia é capaz de medir o nível de sustentabilidade no campo. Chamada de TrustScore, uma espécie de “pontuação de confiança” utiliza critérios e índices ambientais e sociais para monitorar propriedades sustentáveis, com destaque para propriedades da Rede ILPF - Integração Lavoura, Pecuária e Floresta. A inovação foi implementada e testada na fazenda Santa Brígida (GO), modelo do sistema.
Desenvolvida pela empresa de tecnologia Ceptis Agro em 2019, a ferramenta será apresentada pela Rede ILPF, nesta terça feira (21), em evento da ONU. "Trata-se de uma tecnologia disruptiva. É a primeira vez que a sustentabilidade é mensurada em larga escala no campo brasileiro, de maneira ampla e objetiva", afirma José Pugas, um dos desenvolvedores do sistema e sócio da Ceptis Agro.
A empresa desenvolvedora destaca que quando a propriedade mede os parâmetros ambientais pode ter uma dimensão do seu nível de sustentabilidade. No sistema ILPF, por exemplo, a pontuação vai de 0 a 100.
Entre os 124 critérios avaliados estão a redução da emissão de carbono, o manejo adequado das florestas e o não desmatamento. Há também diversos itens econômicos e sociais verificados como, por exemplo, o respeito aos direitos trabalhistas e se há, nas propriedades, uso de trabalho infantil ou análogo à escravidão. A intenção é adaptar o sistema a todo tamanho de propriedade.