CI

Tecnologia facilita monitoramento agrícola

“Com poucos cliques é possível fazer o registro de um grande volume de informação"



A Cigarrinha-do-milho (Dalbulus maidis) tem causado grandes perdas aos produtores brasileiros A Cigarrinha-do-milho (Dalbulus maidis) tem causado grandes perdas aos produtores brasileiros - Foto: Pixabay

A agricultura brasileira tem avançado com o uso de tecnologias, tornando-se mais eficiente e sustentável. Porém, os desafios seguem esse crescimento. Para apoiar os produtores, a AgTech argentina SIMA, presente no Brasil há quase cinco anos, intensificará sua atuação no campo. A empresa busca não apenas oferecer soluções B2C, mas também desenvolver ferramentas personalizadas para promover a digitalização da agricultura de forma eficiente.

“Seguimos a nossa atuação com as indústrias via B2B, mas, queremos estar mais próximos dos agricultores propondo soluções cada vez mais alinhadas com suas necessidades no dia a dia”, destacou o engenheiro agrônomo, Felipe de Carvalho, coordenador da Sima no Brasil.  “O mercado brasileiro é enorme e os produtores já estão mais acostumados à agricultura digital. Queremos com esse novo posicionamento fomentar ainda mais essa vocação nacional”, disse Carvalho.

A tecnologia da SIMA é uma ferramenta simples, completa e inteligente que permite o monitoramento georreferenciado da lavoura, desde o plantio até a colheita. Presente em vários países, destaca-se pelo nível técnico agronômico e parâmetros que aumentam a segurança para o produtor. Um diferencial, segundo Carvalho, é o modo off-line, permitindo a coleta de dados no campo sem conexão à internet, com registros precisos no sistema.

“Com poucos cliques é possível fazer o registro de um grande volume de informação com qualidade, reduzindo as necessidades de visitas ao campo, um grande gargalo das fazendas hoje principalmente por conta da falta de mão de obra qualificada. É importante destacar a integração da tecnologia. A Sima está apta para atuar e, conjunto com diversas ferramentas de gestão”, afirmou o profissional.

A Cigarrinha-do-milho (Dalbulus maidis) tem causado grandes perdas aos produtores brasileiros, variando de 20 a 90% do potencial produtivo desde a safra 2020/21. Para combater essa praga, a agtech, em parceria com a Cooperativa Integrada, criou o módulo de armadilhas, que gera relatórios detalhados sobre a infestação com base nas armadilhas instaladas. A ferramenta permite filtrar dados por localidade e talhão. A tecnologia está sendo testada para expandir o uso a outras pragas e culturas, reforçando o compromisso da empresa com soluções inovadoras para o campo.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.