Tecnologia agrícola cresce com riscos climáticos
“A expansão desse tipo de serviço para crédito ocorre em momento oportuno"
Com o aumento dos riscos na safra 2024/25, como incêndios e adversidades climáticas, a canadense Farmers Edge intensifica a comercialização da plataforma FarmCommand. A tecnologia, que oferece gestão digital e acompanhamento em tempo real de áreas agrícolas, é usada globalmente e ganhou destaque em operações de crédito, seguros e resseguros.
Nos últimos dias, a empresa fechou contrato para monitorar mais de 1 milhão de hectares de grãos de produtores ligados a um broker de seguros. Segundo o diretor geral para América Latina, Celso Macedo, a expectativa é expandir o serviço para 2 milhões de hectares na safra 2025/26 e alcançar 8 milhões até 2030.
A FarmCommand integra dados para reduzir custos operacionais e monitorar compliance ambiental, saúde das culturas e riscos climáticos, beneficiando tanto agricultores quanto seguradoras. Além disso, os dados gerados auxiliam no desenvolvimento de novos produtos financeiros e ajudam a elevar a rentabilidade agrícola por meio de práticas sustentáveis. A plataforma também oferece funcionalidades como detecção de desmatamento e monitoramento de reservas protegidas, ampliando seu papel na preservação ambiental e no apoio ao mercado de seguros rurais.
“A expansão desse tipo de serviço para crédito ocorre em momento oportuno, frente ao aumento da percepção de riscos ante às frustrações de produtividade da safra passada, marcada pelo fenômeno ‘El Niño’, por menores preços de commodities agrícolas e, atualmente, ameaça constante de incêndios em áreas de plantio, além de mudanças nas exigências do sensoriamento remoto no Proagro – Programa de Garantia da Atividade Agropecuária”, o diretor geral da Farmers Edge para a América Latina, Celso Macedo.