CI

Técnicas nucleares são usadas para rastrear micronutrientes

Saber quando e quanto de zinco aplicar é fundamental na cultura



Foto: Canva

Pesquisadores da Murdoch University na Austrália, estão usando os recursos nucleares exclusivos para obter informações detalhadas sobre como as culturas de trigo absorvem os micronutrientes administrados para maximizar seu uso eficiente. O objetivo é encontrar o melhor momento e método para fornecer micronutrientes às culturas. 
 
A pesquisadora Tona Sanchez-Palacios, disse que o objetivo do projeto também é produzir e testar novos fertilizantes que possam levar à biofortificação do grão de trigo com zinco (Zn). "A aplicação de fertilizantes foliares para aumentar o valor nutricional dos grãos é um método que os agricultores podem adotar para manter a qualidade dos grãos e fornecer a nutrição necessária para a saúde humana”, diz.  

Usando radioisótopos de zinco, os pesquisadores os aplicam à planta e depois rastreiam sua biodistribuição. A técnica revela a quantidade de zinco absorvida e precisamente onde o zinco, se tiver se deslocado do local de aplicação, foi transportado no corpo da planta, incluindo o grão. 

Embora a aplicação de zinco como micronutriente melhore a qualidade das partes comestíveis da planta, saber quando e quanto de zinco aplicar é fundamental na cultura.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.