CI

Tabaco modificado produz cocaína em suas folhas

Tudo foi feito em meio a estudos



Foto: Pixabay

Cientistas na China conseguiram reconstruir o caminho bioquímico completo para produzir a molécula de cocaína nas folhas de um parente da planta do tabaco. As descobertas ajudarão a fabricar com segurança o produto para fins de pesquisa médica, como essa molécula fazia há mais de um século.

A cocaína é uma substância com aplicação médica, mas também apresenta riscos significativos de abuso e dependência. De acordo com um relatório da NewScientist, uma equipe de bioquímicos da China recriou a bioquímica produtora de cocaína da planta do cacau na planta do tabaco. O estudo foi Publicadosno Journal of the American Chemical Society .

A intrincada bioquímica que faz com que as plantas de coca produzam cocaína foi descoberta e recriada em um parente da planta do tabaco, de acordo com o relatório. Esta descoberta torna possível reproduzir o estimulante ou criar produtos químicos quimicamente relacionados com diferentes qualidades, replicando o processo alterando geneticamente outras plantas ou microorganismos. Por mais de um século, a capacidade da planta de coca de produzir cocaína tem sido uma maravilha para os bioquímicos devido à sua estrutura química única e complexa e à sua capacidade de estimular a atividade anestésica.

Sheng-Xiong Huang e colegas do Kunming Institute of Botany, na China, descobriram uma maneira de entender melhor a substância, introduzindo duas enzimas anteriormente ausentes, conhecidas como EnMT4 e EnCYP81AN15. Usando essas duas enzimas, a equipe de bioquímicos transformou geneticamente a Nicotiana benthamiana , parente da planta do tabaco, para gerar cocaína. Eles descobriram que poderia criar 400 nanogramas de cocaína por miligrama de folha seca, ou cerca de 25% da quantidade encontrada em uma planta de coca.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.