CI

Suspensão de tarifa de importação do Egito beneficia exportações

O Egito está entre os 20 maiores importadores de carne de frango do Brasil



Foto: Manoel Petry

O Governo do Egito anunciou uma medida que pode ter um impacto positivo nas exportações de carne de frango do Brasil. A suspensão da tarifa para a importação de carne de frango, válida por seis meses, foi recentemente comunicada e deve influenciar diretamente o fluxo de embarques de produtos brasileiros para o mercado do norte da África.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informou que a tarifa MFN (a mais favorecida, aplicável a todos os países), anteriormente estabelecida em 30%, foi zerada pelo período de seis meses, especificamente para o frango inteiro. Este é o principal produto enviado pelo Brasil para o Egito, com uma participação superior a 90% sobre as importações de carne de frango desse país do norte africano.

Clique para seguir o canal do Agrolink no WhatsApp

Ricardo Santin, presidente da ABPA, avalia que com a suspensão da tarifa, o produto brasileiro ganhará competitividade, o que é particularmente significativo dado o impacto da Influenza Aviária e o aumento dos custos de produção no território egípcio.

O Egito está entre os 20 maiores importadores de carne de frango do Brasil, e entre janeiro e setembro, importou cerca de 50 mil toneladas do produto, gerando uma receita de US$ 107,7 milhões no período.

Luis Rua, Diretor de Mercados da ABPA, observa que historicamente, o mercado egípcio tem sido um comprador relevante de frango inteiro do Brasil, especialmente nas faixas de peso mais elevado. A melhoria nas condições tarifárias para o acesso ao mercado egípcio é uma adição bem-vinda à recente abertura das exportações de carne de frango para a Argélia, um mercado com um perfil de consumo semelhante. Isso abre novas oportunidades para os exportadores brasileiros.

A suspensão temporária da tarifa de importação do Egito é uma notícia promissora para a indústria de carne de frango do Brasil, que continuará a se beneficiar de sua presença nos mercados norte-africanos e do crescente reconhecimento da qualidade de seus produtos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.