Surto faz com que cidade mineira vá a “caça” de morcegos
Os morcegos hematófilos são os principais transmissores da doença, não são os únicos, mas são os principais
Texto: Correspondente Iara Siqueira
O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) de Muzambinho no Sul de Minas Gerais, confirmou cinco casos de raiva e mais um em investigação. A situação é tratada como surto pelo órgão que fará uma varredura no munícipio nas próximas semanas. A busca será para capturar morcegos hematófolos, principais transmissores da doença.
Um caso suspeito está em análise, na sexta-feira (5), equipes do IMA irão fazer a varredura em todo o município. Antes disso, na terça-feira (2), os agentes serão treinados em Poços de Calças por uma equipe vinda de Belo Horizonte.
De acordo com a assessora técnica animal do IMA, Luiza Aparecida da Silva “Os morcegos hematófilos são os principais transmissores da doença, não são os únicos, mas são os principais. É importante fazer a identificação desses abrigos, após localizá-los, vamos até o abrigo, para fazer a captura desses morcegos e a aplicação da pasta vampiricida, na intenção de diminuir a população de morcegos. Com isso e junto com a vacinação dos animais realizada pelos produtores, vamos conseguir baixar a incidência da doença”, destaca.
A vacinação contra a raiva em bovinos não é obrigatória, porém é necessária. É recomendado pelos especialistas que os produtores imunizem o rebanho. Por causa do surto na cidade, a procura pela vacina aumentou consideravelmente, o que ocasionou falta de doses e as que chegam a maioria já estão reservadas.