Sul registra 10 graus negativos
Temperaturas geladas levaram a formação de geada em várias regiões do Rio Grande do Sul e Santa Catarina
O amanhecer desta quarta-feira (15) foi gelado no Rio Grande do Sul. Em Santana do Livramento, na Fronteira, fez 4 graus abaixo de zero. Em São José dos Ausentes, na Serra, fez 7 graus negativos e em Vacaria – 6 graus. Mas o recorde negativo foi registrado em Santa Catarina. Áreas de maior altitude como Bom Jardim da Serra registraram 10 graus negativos e em Urupema – 8,1 graus.
Outras regiões também estão geladas. Na região de Passo Fundo, no Norte gaúcho, mínimas de – 2; em Santa Cruz do Sul -1 grau e no litoral fez 1 grau, assim como na capital Porto Alegre. Em Santa Catarina muitos municípios com índices abaixo de zero. Em Urubici -6,6 graus, em São Joaquim – 4,9 graus, em Fraiburgo -3,3.
A massa de ar frio que se encontra sobre o Sul do país, perde força no Paraná. Sendo assim, não há condições atmosféricas favoráveis para a formação de geada no Estado. Na zona cafeeira míninas acima de 10 graus. No norte pioneiro, em Wenceslau Braz, mínimas também acima de 10 graus.
Nesta quarta-feira as máximas começam a se elevar e há previsão de chuva no Rio Grande do Sul e Santa Catarina na quinta-feira (16). A partir de sábado as máximas já ultrapassam os 20 graus. No domingo (19) as serras gaúcha e catarinense registram máxima de 25 graus e a região metropolitana chega a 29 graus de máxima.
Veja fotos desse amanhecer:
Geada na pastagem, em Dom Feliciano (RS) - Foto: Zélia Studzinski
Gado no frio, em Camaquã (RS) - Foto: Alyne Ramos
Açude congelado, em São Joaquim (SC) - Foto: Mycchel Legnaghi
Repolho congelado, em Dom Feliciano (RS) - Foto: Zélia Studzinski
Hortaliças, em Ciríaco (RS) - Foto: Juliano Simioni
Videiras, em Sobradinho (RS) - Foto: Iara Krisna Puntel
Frio de renguear quero-quero, em Santana do Livramento (RS) - Foto: Fabian Ribeiro
Campos brancos, em Caçapava do Sul - Foto: do leitor
Campos brancos, em Caçapava do Sul - Foto: do leitor
Congelou a água, em Dom Feliciano (RS) - Foto: Cláudia Biedzicki