CI

Sul: chuvas abrangentes no RS

Frente fria e áreas de baixa pressão, trazem essa condição


Foto: Gabriel Luan Rodrigues

Depois de uma longa sequência de dias com chuvas irregulares ou até mesmo ausência de chuvas, o Rio Grande do Sul pode ter o registro de precipitações mais abrangentes. Essas instabilidade são provocadas devido a uma combinação de fatores, incluindo a presença de uma frente fria e áreas de baixa pressão. 

Em alguns municípios da Campanha Meridional, centro-sul do estado gaúcho, os volumes devem se aproximar dos 45 mm até o final do dia. Bem como em algumas áreas nas proximidades de São Borja. 

As chuvas serão na forma de temporais localmente fortes, acompanhados de vendavais, chuvas intensas em curtos períodos de tempo e queda de granizo isolado. E em pelo menos dois momentos do dia, as tempestades surgem com mais intensidade, que é no período da madrugada e entre a tarde e noite ainda nesta sexta. 

Também pode chover sobre Santa Catarina e Paraná, com os maiores registros sendo observados sobre a parcela oeste dos estados. Em São Miguel do Oeste (SC) e Foz do Iguaçu (PR), os registros devem superar os 25 mm ao longo do período. Essas instabilidades também têm potencial para serem localmente fortes, mas ocorrendo em curtos períodos de tempo. 

Ao longo deste final de semana, as instabilidades devem ressurgir em decorrência da passagem de áreas de baixa pressão. E novamente, as chuvas podem ser na forma de temporais, mas ocorrendo de forma isolada e mal distribuída.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.