Startup cria clarificante a base de cogumelos para substituir cola de peixe
Você sabia que além de cevada e lúpulos, muitas bebidas utilizam ingredientes de origem animal em sua produção?
Texto: Correspondente Iara Siqueira
Quase todo mundo, gosta de tomar uma cervejinha, principalmente quando chega o final de semana, seja ela de frutas, artesanal, preta, sem álcool entre tantas outras variedades. Você sabia que além de cevada e lúpulos, muitas bebidas utilizam ingredientes de origem animal em sua produção? O isinglass ou ictiocola “cola de peixe” como é popularmente conhecido, nada mais é do que uma substância tirada de bexigas de peixe de água doce.
Parecida com colágeno, esse tipo de “gelatina” é usado para clarificar cerveja e vinho. Dificilmente essa substância aparece no rótulo, já que a maioria dos fabricantes classificam como coadjuvante de tecnologia, eliminado no fim do processo. Visando a sustentabilidade e o bem estar dos peixes, uma startup canadense, criou um clarificante feito de cogumelos para substituir os de origem animal.
Batizado de Mycobrio, o produto é uma opção vegana para ser utilizado na indústria de bebidas alcóolicas ou não. A matéria prima é extraída de cogumelos brancos, intitulado de rótulo limpo. A inovação serve como clarificante e também serve de proteção contra a deterioração de leveduras, mofo e bactérias no mercado de bebidas e água com gás.
A startup Chinova Bioworks, tem como missão reduzir o desperdício de alimentos, utilizando produtos da natureza. Além do agente clarificante, a Chinova tem em seu portfólio o Chiber, fibra de hastes de cogumelo branco que serve para aprimorar o prazo de validade dos produtos, podendo ser utilizado também em bebidas, laticínios e carne plant-based.