SP lança plano para fortalecer cooperativas rurais
Atualmente, São Paulo conta com 181 cooperativas agropecuárias
![Atualmente, São Paulo conta com 181 cooperativas agropecuárias](https://www.agrolink.com.br/upload/imagens-resizes/fc6356368733444680fba94b0acb49d7_858x483.jpg)
O Governo de São Paulo anunciou um plano para fortalecer o cooperativismo rural no Estado, segundo informações divulgadas pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento nesta sexta-feira (7). A iniciativa, assinada pelo secretário Guilherme Piai, prevê a criação de uma Diretoria de Cooperativismo e Associativismo dentro da pasta, garantindo a participação ativa das cooperativas na formulação de políticas públicas. A medida atende a reivindicações antigas de produtores rurais e agroindústrias ligadas à Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp).
Outro destaque do plano é a inclusão das cooperativas de produtores e de crédito no Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP). A meta para 2025 é ampliar a aquisição de máquinas agrícolas por meio da linha de crédito Pró-Trator, que subsidia parte dos juros das operações de financiamento. O governo projeta um crescimento de 400% no valor da subvenção estadual em relação a 2024, com a expectativa de viabilizar a compra de mil máquinas ainda neste ano.
Além disso, foi anunciada a inclusão do café no Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social (PPAIS), com um processo de adesão simplificado para produtores cooperados, desenvolvido pelo Instituto de Terras do Estado de São Paulo (ITESP). A cadeia produtiva do leite também será beneficiada pela continuidade do Hub do Leite e pela parceria com a Comevap, impactando cerca de 600 produtores com pesquisas aplicadas para melhoria da qualidade e competitividade do setor.
Atualmente, São Paulo conta com 181 cooperativas agropecuárias e 165 mil produtores cooperados, de acordo com a Ocesp. O modelo cooperativista permite maior acesso a insumos de qualidade, tecnologia avançada e assistência técnica, além de melhorar a comercialização da produção e fortalecer as comunidades rurais.