COE da soja registra queda no Mato Grosso
Ainda assim, preocupação para o ciclo é grande
Segundo divulgado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), em abril de 2024, o Custo Operacional Efetivo (COE) para a safra 24/25 exibiu uma queda de 1,23% em comparação a março de 2024. De acordo com o Acapa-MT, o COE em Mato Grosso foi estimado em R$ 5.558,59 por hectare, com a redução mensal puxada principalmente pelo recuo de 2,79% nas despesas com defensivos e de 2,15% nos macronutrientes.
Apesar do COE ser 1,33% menor que na safra passada, a preocupação para o ciclo 24/25 ainda é grande devido aos preços baixos e à incerteza do rendimento para a temporada. Analisando os pontos de equilíbrio em reais por saca e saca por hectare, nota-se que até o momento, a margem do produtor modal está apertada. Para que o sojicultor cubra os custos, é necessário que negocie a sua soja a pelo menos R$ 95,89 por saca ou alcance produtividade mínima de 55,71 sacas por hectare na safra.
Por fim, vale ressaltar que, até o momento, a safra no estado é desafiadora e o produtor deverá se atentar às oportunidades do mercado para poder minimizar os riscos na temporada 24/25.