Soja pode ter semana positiva em Chicago
Chuvas podem acarretar impactos em Chicago
Clima de volta ao centro das atenções, de acordo com a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), espera-se que haja temperaturas mais altas e chuvas mais escassas. Caso confirme, poderá acarretar impactos em Chicago.
No dia 10/09 se inicia o plantio de soja no estado do Mato Grosso. Segundo a análise do Grão Direto, o USDA manteve a expectativa de produção de soja brasileira para a safra 23/24 em 163 milhões de toneladas, o que supera em 8 milhões de toneladas a já recordista safra 22/23.
A presença confirmada do fenômeno El Niño, corrobora as altas expectativas de produção, por proporcionar melhores condições das lavouras das regiões de mais forte produção do país.
Em função da queda de preços, provocada pela safra recorde, muitos produtores ainda estão cautelosos com as vendas, na expectativa por preços melhores.
O Brasil exportou 1,4 milhões de toneladas de farelo de soja a mais que a Argentina, mas com o fenômeno El Niño, as condições climáticas para a safra 23/24 da Argentina tendem a melhorar.
A moeda norte-americana poderá sofrer influência com os dados do PIB brasileiro, onde uma desaceleração poderá provocar alta do dólar.
Perante os fatos apresentados, a soja em Chicago poderá apresentar uma semana positiva por conta da piora nas previsões climáticas nos EUA.