CI

Soja na América do Sul: Recordes em 2024/25

O relatório da DATAGRO aponta uma redução nos custos de produção



O relatório da DATAGRO aponta uma redução nos custos de produção O relatório da DATAGRO aponta uma redução nos custos de produção - Foto: Leonardo Gottems

A consultoria DATAGRO projeta que a área cultivada com soja na América do Sul e a produção do grão alcançarão recordes na safra 2024/25. A estimativa inicial aponta para 71.409 mil hectares, um aumento de 4% em relação ao recorde anterior de 68.669 mil hectares. O relatório indica que a maioria dos países da região deve experimentar um crescimento homogêneo na área semeada, com exceção do Uruguai, que deve manter estabilidade. Analistas destacam que as variáveis que influenciam os preços da commodity favorecem o plantio.

“Apesar da nova mudança no patamar para baixo, os produtores de soja ainda estão obtendo preços razoáveis na temporada atual. De um lado, a oferta global voltou a crescer, apesar das perdas em alguns países. Mas de outro, a demanda global manteve números consistentes”, conclui relatório da DATAGRO Grãos.

O relatório da DATAGRO aponta uma redução nos custos de produção, impulsionada pela queda nos preços de defensivos e fertilizantes, além de um "estímulo limitado" ao cultivo de milho, que teve uma queda de preço maior que a da soja. A safra atual, abaixo das expectativas, ajudou a estabilizar os preços no mercado futuro da CBOT.  Na Argentina, a possível redução ou eliminação das "retenciones" pode aumentar a renda dos agricultores. Para a safra 2024/25, a América do Sul deve produzir 237.851 mil toneladas, um aumento de 10% em relação à safra anterior. A produtividade média esperada na região é de 3.331 kg/ha, superando o recorde de 2019 e representando um aumento de 6% em relação à safra 2023/24.

“Considerando a projeção inicial de preços externos provavelmente abaixo dos observados em 2021, 2022, 2023 e 2024 o desempenho do rendimento médio será fundamental para garantir renda positiva aos produtores”, resume o relatório.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.