Soja internacional: China compra oleaginosa da Argentina
Governo paraguaio aprovou uma lei que declara estado de emergência para a navegação
Um dos principais destaques da soja no mercado internacional se deu quando o chinês Sinograin foi ouvido comprando dois carregamentos de soja da Argentina, potencialmente vendidos pela Cofco a 215/220 c/bu acima do nível futuro de agosto. As informações foram divulgadas pela TF Agroeconômica.
“Também foram ouvidos rumores sobre a atividade chinesa no Brasil com cargas possivelmente compradas para agosto/setembro e entrega em março de 2022. Em uma base CFR, o complexo de soja na Bolsa de Mercadorias de Dalian foi misto, em linha com os preços CBOT em sua última sessão. A margem de esmagamento permaneceu em território negativo, mas melhorou no curto prazo, enquanto se deteriorou em um período prolongado. O indicador CIF China para o embarque em setembro da opção mais barata foi avaliado em 307 c/bu sobre o futuro de setembro, equivalente a $ 628,25/t”, comenta.
Na América do Sul, o governo paraguaio aprovou uma lei que declara estado de emergência para a navegação nos rios Paraguai, Paraná e Apa, informou a imprensa local, uma medida que deve abrir caminho para financiamento emergencial para dragar o rio. “Na origem, os prêmios de base foram mistos. Os prêmios brasileiros no mercado de papel de Paranaguá caíram marginalmente com os embarques de setembro caindo 7 c/bu no dia para US$ 1,38/bu em relação ao futuro de setembro”, completa.
“Na Argentina, os prêmios de base FOB permaneceram inalterados com as cargas de setembro avaliadas em 65 c/bu sobre o contrato subjacente, enquanto nos EUA os volumes de agosto foram avaliados em 75 c/bu sobre os futuros de agosto em uma base CIF USG, também estável no dia”, conclui.