Soja e milho avançam no Brasil apesar de estiagem no Rio Grande do Sul
Calor impulsionam condições para safras de verão no Brasil
O boletim Weekly Weather and Crop Bulletin, divulgado nesta terça-feira (17) pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), aponta que o clima quente e chuvoso continua a favorecer o desenvolvimento das culturas de verão no Brasil, em especial a soja e o milho. Apesar da redução no volume de precipitação em algumas áreas, o cenário geral permanece positivo.
No sul do país, chuvas moderadas a fortes (25-100 mm) foram registradas no Paraná, sul do Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo. Entretanto, o Rio Grande do Sul segue enfrentando bolsões de seca, com acumulados inferiores a 10 mm em várias regiões. Este estado já sofreu com longos períodos de estiagem nesta temporada, impactando o desenvolvimento das lavouras.
Clique para seguir o canal do Agrolink no WhatsApp
As temperaturas diurnas, variando entre 20°C e 30°C, têm promovido um rápido crescimento das culturas, sem o estresse causado por calor excessivo. Dados do governo do Paraná indicam que, até 9 de dezembro, 78% do milho e 60% da soja de primeira safra já estavam em estágio de floração ou enchimento. No Rio Grande do Sul, o milho encontra-se 92% plantado, com mais de 60% em reprodução ou enchimento, enquanto 90% da soja já foi semeada, e as primeiras lavouras iniciaram a fase reprodutiva.
Em Mato Grosso, após um início tardio da temporada de chuvas, o clima quente e úmido tem favorecido o desenvolvimento da soja emergente e vegetativa. Na última semana, chuvas mais leves (menos de 10 mm em algumas áreas) e temperaturas elevadas, com máximas diurnas chegando aos 30°C, contribuíram para o avanço da cultura.