CI

SOJA: exportações em alta e projeções para 2023 e 2024

ABIOVE projeta cenários promissores para os próximos anos



Foto: Leonardo Gottems

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) divulgou recentemente atualizações das estatísticas do complexo soja, destacando dados até setembro e exportações até outubro deste ano. As cifras revelam um panorama dinâmico e promissor para o setor. Entre janeiro e setembro, o processamento de soja em grão atingiu 36,6 milhões de toneladas, representando um aumento significativo de 5,6% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando corrigido pelo percentual da amostra atual (89,3%).

Setembro registrou o processamento de quase 4 milhões de toneladas, uma queda de 9,4% em relação a agosto de 2023, mas um aumento de 8,7% em relação a agosto de 2022. A produção de farelo atingiu 28,1 milhões de toneladas no acumulado de janeiro a setembro, em comparação com a estimativa anual de 41 milhões de toneladas para 2023. Já a produção de óleo alcançou 7,3 milhões de toneladas no mesmo período, com uma estimativa anual de chegar a 10,8 milhões.

Em outubro, as exportações de soja em grão aumentaram em impressionantes 44% em relação ao mesmo mês do ano passado. No acumulado de janeiro a outubro deste ano, as exportações totalizaram 92 milhões de toneladas, um incremento de 24,8%. O farelo de soja registrou exportações de 18,1 milhões de toneladas, um volume 6,3% superior ao mesmo período de 2022. O óleo de soja teve uma comercialização internacional de 2,1 milhões de toneladas, representando uma leve queda de 0,7% em relação ao ano anterior.

Para 2023, a ABIOVE mantém as projeções de produção de soja em 157,7 milhões de toneladas, exportações de 100 milhões de toneladas e esmagamento de 53,5 milhões. Já para 2024, a associação projeta um aumento na produção, alcançando 164,7 milhões de toneladas, com esmagamento de 54 milhões e exportações mantendo-se em 100 milhões de toneladas de soja. O setor mostra-se otimista em relação ao futuro, alinhando-se a um cenário global de demanda crescente por produtos do complexo soja.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.