CI

Soja: Chicago mira Brasil e Argentina

A América do Sul ainda pressiona as cotações da CBOT



Foto: Pixabay

A soja fechou em baixa novamente na Bolsa de Chicago (CBOT), enquanto olha para as situações de Brasil e Argentina, segundo informações divulgadas pela TF Agroeconômica. “O contrato de soja para janeiro24, a próxima data negociada nos EUA, fechou em baixa de -0,84 %, ou $ -11,00 cents/bushel a $ 1297,25”, comenta.

“A cotação de maio24, referência para a safra brasileira, fechou em baixa de -0,98 % ou $ -13,50 cents/bushel a $ 1313,75. O contrato de farelo de soja para janeiro fechou em baixa de-1,13 % ou $ -4,5 ton curta a $ 395,4 e o contrato de óleo de soja para dezembro fechou em baixa de -3,01%ou$-1,52/libra-peso a $ 49,04”, completa.

A América do Sul ainda pressiona as cotações da CBOT. “A previsão de chuva para os estados brasileiros com déficit hídrico durante o feriado de Natal e o bom desenvolvimento da safra argentina levaram a oleaginosa a sua terceira queda consecutiva.O mercado está fazendo a leitura que, os 48 milhões de toneladas projetados para a safra de soja argentina cubram boa parte de uma possível redução da safra brasileira. 

As exportações americanas também foram um fator de baixa. Mesmo com a melhora semanal, o total das vendas para exportações estão 12% abaixo do ano anterior para o mesmo período”, indica.

“O relatório semanal de vendas de exportação mostrou que 1.989 milhões de toneladas de soja foram vendidas durante a semana encerrada em 14/12. Issoestavade acordo com as estimativas e incluiu 1,3 MMT de vendas anunciadas anteriormente. Isso elevou os compromissos para 35,36 MMT (1,3 bbu), o que representa um atraso de 16,5% em relação ao ritmo do ano passado. O atual balanço S&D do USDA apresenta uma redução de 12% nas exportações ano/ano”, conclui.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.