Software traz recomendações de calagem e adubação
Orientações valem para várias culturas agrícolas
Um sistema desenvolvido em parceria pela Embrapa e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) oferece informações gratuitas sobre calagem e adubação. O uso é simples, prático e de fácil manuseio e serva para culturas como mandioca e de diversas fruteiras (abacaxi, acerola, banana, laranja, tangerina, limão, mamão, manga e maracujá), podendo ser adaptado a qualquer cultura. O próprio usuário pode adicionar a cultura.
O AdubaTec permite que produtores e técnicos possam obter por conta própria e de forma gratuita a quantidade adequada de nutrientes que deve ser aplicada no solo com base nas características do seu plantio. Basta preencher os campos no aplicativo web com dados da análise química do solo e informações como sistema de cultivo, estágio de produção, clima e produtividade esperada para obter as quantidades de calcário e as recomendações, principalmente de nitrogênio, fósforo e potássio, necessárias para a cultura selecionada.
O foco está em aumentar renda e produtividade e com menos custos. A ferramenta reduz o trabalho manual de pesquisadores, agrônomos e técnicos referentes aos cálculos de recomendação.
Apenas 6% das análises de solo anuais realizadas no Laboratório de Solos e Nutrição de Plantas da Embrapa Mandioca e Fruticultura seguiam para os clientes acompanhadas de recomendação de adubação, já que esse trabalho era realizado manualmente pela pesquisadora. “A ideia, com o AdubaTec, é agilizar isso. Que o cliente possa obter sua própria recomendação, de forma rápida, direta e precisa. Poderemos assim beneficiar um público bem maior”, pontua a pesquisadora Ana Lúcia Borges, responsável pelo conteúdo do software.