CI

Software identifica e faz contagem de palmeiras macaúba e babaçu

A tecnologia será lançada oficialmente no dia 25 de abril



Foto: Pixabay

A Embrapa Agroenergia, sediada em Brasília, anunciou o desenvolvimento de um software web capaz de identificar e contar plantas de macaúba (Acrocomia spp.) e babaçu (Attalea speciosa) em locais de ocorrência espontânea e áreas de cultivo. De acordo com a Embrapa, essas palmeiras, nativas do Brasil, têm seus frutos aproveitados para diversos fins, incluindo a produção de óleos vegetais e biomassa para biocombustíveis, alimentos e cosméticos.

Segundo a Embrapa, denominado MacView, o software utiliza um modelo computacional com ferramentas de inteligência artificial para diferenciar e contar as palmeiras por meio de imagens capturadas por veículos aéreos não tripulados, os conhecidos drones. O relatório gerado fornece dados sobre a população amostrada, auxiliando no mapeamento de áreas de dispersão natural e no monitoramento de áreas cultivadas.

Integrado a outras camadas de informação territorial, como dados de transporte e energia, o MacView oferece suporte para tomadores de decisão governamentais e privados. Esses dados são essenciais para estabelecer planos de manejo e exploração econômica em regiões onde as palmeiras ocorrem abundantemente.

O software consiste em um portal informativo sobre o projeto e a solução, um sistema especialista para reconhecimento das palmeiras e um servidor com software especializado em inteligência artificial para detecção das palmeiras.

Os usuários podem registrar uma conta, cadastrar a área de interesse e fazer upload das imagens de suas áreas de estudo. O sistema de inteligência artificial então realiza a análise das imagens, fornecendo ao usuário um relatório com informações sobre o número e espécie das palmeiras encontradas, além das coordenadas geográficas de cada uma.

Desenvolvido no âmbito do projeto "Fortalecimento da cadeia de produção da macaúba em contextos da Região Nordeste do Brasil", o software recebeu apoio financeiro do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e foi realizado em parceria com a Embrapa Algodão (PB) e a Embrapa Meio-Norte (PI).

O MacView encontra-se em estágio beta test, sendo um protótipo funcional sujeito a eventuais instabilidades. Sua disponibilização pública visa proporcionar acesso antecipado dos usuários aos resultados de pesquisa da Embrapa. A tecnologia será lançada oficialmente no dia 25 de abril, durante as comemorações dos 51 anos da Embrapa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.