Software combate oídio no morango em tempo real
No Reino Unido, a doença pode resultar em perdas de rendimento entre 20% e 70%
Especialistas da Universidade de Hertfordshire, do Reino Unido, em colaboração com a Agri-tech Services, criaram um sistema em tempo real baseado na Web para calcular quando usar fungicidas para controlar o crescimento do oídio em pó. O oídio é causado pelo fungo Podosphaera aphanis , que ataca as folhas, flores e frutos das plantas de morango, causando grande perda de rendimento.
No Reino Unido, a doença pode resultar em perdas de rendimento entre 20% e 70%. Em 2016, foi estimado que o oídio causou uma perda de rendimento de 20%, custando aos produtores cerca de £ 56,8 milhões. O sistema, que pode ser usado em smartphones ou computadores, registra umidade e temperatura. Prevê quando é provável que o fungo cresça e alerta o produtor para períodos de alto risco quando são necessários sprays de fungicidas.
Ao usar o sistema, o produtor pode controlar a doença usando menos aplicações de fungicidas, reduzindo o risco de perda de rendimento e economizando dinheiro. O custo-benefício médio do sistema em 2018 foi de £ 250 / ha, sem prejuízo para a safra. O Dr. Avice Hall, da Escola de Ciências Médicas e da Vida da Universidade de Hertfordshire, disse que “essa ferramenta útil pode ajudar os produtores de morango a gerenciar melhor o uso de fungicidas. O risco de desenvolvimento da doença é claramente visualizado na tela e atualizado continuamente”.
“Isso permitirá que eles controlem a doença ao longo da temporada com menos aplicações de fungicidas e registrem seu uso de fungicidas com facilidade em qualquer dispositivo. Ele permitirá também que os produtores sejam proativos, e não reativos, o que ajuda a reduzir o uso de fungicidas, diminui custos e reduz impactos ambientais - fornecendo frutas de alta qualidade ao consumidor”, conclui.