CI

Sistema de baixa pressão traz chuvas intensas e irregulares para a região Sul

Semana está sendo marcada pelas instabilidades



Foto: Pixabay

A região Sul do Brasil está enfrentando um período de chuvas intensas, impulsionadas por um sistema de baixa pressão que se instalou na área. O meteorologista Gabriel Rodrigues, do Portal Agrolink, destaca que as condições climáticas nas últimas semanas têm sido marcadas por instabilidades reforçadas, afetando principalmente o noroeste do Rio Grande do Sul, o oeste de Santa Catarina e o sudoeste do Paraná. Essas regiões têm registrado altos volumes de chuva, com acumulados significativos que podem causar impactos no solo e nas lavouras.

“Estamos em um período mais úmido, especialmente nessas áreas específicas do Sul, que estão sendo bastante influenciadas pelo sistema de baixa pressão”, explica Rodrigues. O meteorologista também alerta para o risco de enxurradas e alagamentos em áreas mais vulneráveis, além de possíveis interrupções na colheita de culturas sensíveis ao excesso de umidade, como o trigo, que está em fase de colheita em várias regiões do Sul.

As previsões indicam que esse padrão de chuvas pode persistir pelos próximos dias, o que pode aumentar ainda mais os acumulados. Embora o Centro-Oeste do país também esteja registrando chuvas, estas são bem mais irregulares. No entanto, Gabriel Rodrigues avalia que o início do período úmido no Centro-Oeste é um sinal positivo, principalmente para as áreas agrícolas que dependem dessa transição climática para garantir boas condições de plantio.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.