Show Rural: Coopavel e Embrapa lançam novo inoculante para a cultura do milho
A Show Rural Coopavel ocorre de 10 a 14 de fevereiro, em Cascavel (PR)
A Embrapa Soja e a Coopavel Cooperativa Agroindustrial, sediada em Cascavel PR, estão lançando, no Show Rural Coopavel, realizado de 10 a 14 de fevereiro, em Cascavel (PR), um novo inoculante para a cultura do milho com as estirpes da bactéria promotora de crescimento Azospirillum brasilense CNPSo 2083 (Ab-V5) e CNPSo 2084 (Ab-V6), em uma formulação inovadora, que apresentou eficiência agronômica superior à do inoculante comum. O inoculante Azoscoop é o primeiro produto da biofábrica Biocoop da Coopavel e é fruto de parceria entre a Cooperativa e a Embrapa.
O lançamento do Azoscoop marca oficialmente a inauguração da fábrica de inoculantes da Coopavel – Biocoop e é um marco para todo o sistema cooperativista brasileiro, uma vez que esta é a primeira indústria de produtos biológicos em uma cooperativa no Brasil. Desta forma, a Coopavel traz mais uma inovação aos produtores rurais, que resultará em incremento de produtividade aliado a redução de custos e sustentabilidade.
“A principal vantagem desse bioinsumo é aumentar o potencial produtivo do milho e, ao mesmo tempo, oferecer a possibilidade de diminuição no uso de nitrogênio químico em cobertura”, explicam os pesquisadores Mariangela Hungria e Marco Antonio Nogueira, da Embrapa Soja. “O registro de um inoculante com formulação aprimorada e resultados robustos a campo permitem a expansão do uso desse bioinsumo, provendo benefícios à agricultura brasileira, com aumento do rendimento associado ao menor uso de fertilizantes químicos nitrogenados”, avaliam.
De acordo com os pesquisadores, o inoculante com a nova formulação, denominado Azoscoop®, foi avaliado em sete ensaios de campo com a cultura do milho, por quatro safras, em quatro regiões do Paraná. Considerando todos os ensaios, ao se usar o novo inoculante, houve um incremento médio de 12,4% no rendimento de grãos, mesmo reduzindo a adubação nitrogenada de cobertura em 25%. Todos os ensaios receberam a mesma adubação de base, que forneceu 24 kg ha-1 de N. “Esses resultados comprovam os benefícios do inoculante desenvolvido e confirmam sua eficiência no campo”, afirmam.
Segundo os pesquisadores, os inoculantes contendo bactérias promotoras de crescimento de plantas (BPCP) têm sido cada vez mais utilizados para substituir total ou parcialmente fertilizantes químicos. As estirpes de Azospirillum brasilense CNPSo 2083 (Ab-V5) e CNPSo 2084 (Ab-V6) são utilizadas como inoculantes comerciais desde 2009/2010 e representam atualmente um mercado de mais de 20 milhões de doses anuais.
Nogueira explica que os principais benefícios das estirpes CNPSo 2083 (Ab-V5) e CNPSo 2084 (Ab-V6) têm sido atribuídos à capacidade de sintetizar fitormônios (especialmente compostos indólicos), em adição à capacidade, ainda que modesta, de fixação biológica do nitrogênio. “Os fitormônios resultam em uma melhora significativa no crescimento e na arquitetura das raízes, aumentando a capacidade de absorção de água e nutrientes e assim aumentam a eficiência de uso do N-fertilizante pelas plantas”, indica.
Mariangela reforça que o maior aproveitamento do nitrogênio proveniente do fertilizante, principalmente pela promoção do crescimento de raízes, traz vários benefícios. “Com isso, há impactos econômicos positivos para a cultura do milho, porque o produtor terá menores custos com a adubação nitrogenada e, também, haverá benefícios ambientais com a mitigação da emissão de gases de efeito estufa”, diz.
A pesquisadora alerta para a necessidade do aumento da eficiência de uso de fertilizantes químicos para a produção de grãos e aponta o nitrogênio (N) como o nutriente com grande prioridade, já que é requerido em maior quantidade pelas plantas. “Os inoculantes, com as bactérias promotoras de crescimento de plantas, substituem total ou parcialmente fertilizantes químicos, reduzem os impactos ambientais e aumentam o rendimento das culturas”, explica.
A previsão da Coopavel é iniciar a comercialização deste inoculante já em fevereiro, atendendo ao plantio de milho safrinha que ocorre em toda sua área de ação, trazendo resultados já nesta safra. E este é apenas o primeiro passo da Biocoop pois, ainda em 2025, serão lançados novos produtos que visam auxiliar o produtor rural no controle de importantes pragas e doenças que atingem as culturas desenvolvidas em nossa região. Todas essas novidades poderão ser conferidas no stand da Coopavel – Biocoop, durante o Show Rural Coopavel, que ocorre de 10 a 14 de Fevereiro de 2025, em Cascavel PR.