Setor vitivinícola busca manter bom desempenho
2021 se desenha até o momento como um ano que pede cautela
Considerado o ano do vinho brasileiro, 2020 apresentou resultados históricos para o setor vitivinícola. A comercialização de vinhos finos registrou alta próxima de 100% em relação a 2019, e o consumo per capita por maiores de 18 anos saltou de 2,13 litros para 2,78. Os dados foram levantados pela Ideal Consulting. Para completar o cenário de bons resultados, a qualidade das uvas colhidas também foi excepcional e 2020 exibiu uma das melhores safras da história.
Após um ano repleto de índices positivos, o desafio do setor em 2021 é manter o mercado aquecido apesar das incertezas econômicas do país. Para discutir esse cenário e oportunizar novos negócios, a Wine South America - maior e principal feira profissional de vinhos da América Latina - intensifica neste ano um conceito de evento híbrido, que une os formatos digital e físico com discussões dos temas mais relevantes do setor e a promoção de ambientes para relacionamento e negócios, mantendo assim a essência do evento.
A Wine South America caminha para a sua 3ª edição e já confirmou a realização de um Circuito Digital, que começa em maio, com os eventos Wine Summit e Wine Connection. Ambos encontros serão realizados em versão digital e buscam repetir a ampla adesão e engajamento do setor, que já compareceu virtualmente nas edições realizadas em novembro de 2020.
Na avaliação de Deunir Argenta, presidente da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), 2021 se desenha até o momento como um ano que pede cautela, mas que ainda conta com um ar de otimismo em função do excelente período vivenciado em 2020. "Está sendo um ano de precaução. As vendas nos três primeiros meses foram bem semelhantes ao mesmo período do ano passado, quando praticamente não havia ainda a pandemia. Para o restante do ano, temos o desafio e a expectativa de manter os bons resultados. Uma das nossas preocupações atualmente é a falta de matéria-prima. Muitas vinícolas estão enfrentando dificuldades para conseguir garrafas", relata.
Em volume, a safra de 2021 deve somar cerca 750 a 800 milhões de quilos de uva, avalia Argenta. O número é bem superior aos cerca de 500 milhões de quilos de uva colhidos em 2020. "Essa é mais uma razão para torcermos por boas vendas em 2021. No ano passado, conseguimos comercializar o que restava de 2019 e mais o que produzimos em 2020. Agora estamos repondo bem os nossos estoques, então é importante alcançarmos boa comercialização", explica.
Para Felipe Galtaroça, CEO da Ideal Consulting, dificilmente o setor conseguirá repetir o crescimento de 2020 neste ano, o que evidencia a necessidade dos produtores de buscar alternativas inovadoras para seguirem fortalecidos no mercado. "Além da questão dos insumos, o consumidor está com o psicológico mais afetado. Em 2020, imaginava-se que a pandemia duraria pouco tempo, mas agora o poder de compra está menor", destaca. Galtaroça irá participar do primeiro dia do Webinar Wine Summit, apresentando um panorama do mercado de vinhos do Brasil.
Confira detalhes dos dois eventos que ocorrem em maio:
Wine Summit - 2ª edição
A iniciativa fortalece a promoção do vinho brasileiro por meio do compartilhamento e da geração de conteúdos ligados ao setor. A segunda edição do evento vai abordar, no primeiro dia, o panorama do mercado de vinhos do Brasil, com dados do primeiro trimestre. "Esse tipo de iniciativa é muito importante para levar informação para a indústria. Com informação, o setor fica mais seguro para tomar decisões", acredita Felipe Galtaroça, CEO da Ideal Consulting.
No segundo dia, a Associação Brasileira de Sommelier (ABS/RS) vai conduzir uma degustação dos principais rótulos das Indicações Geográficas de Vinhos do Brasil: Campanha Gaúcha, Altos Montes, Farroupilha, Pinto Bandeira, Vales da Uva Goethe e Vale dos Vinhedos (D.O). A Evino vai comercializar esses vinhos (kit Wine Summit), possibilitando que o consumidor final possa degustar no mesmo momento, durante transmissão online ao vivo.
O presidente da ABS/RS, Júlio César Kunz, destaca que a iniciativa abrange uma verdadeira imersão ao vinho brasileiro. "Durante o evento, vamos falar sobre todas as Indicações Geográficas de Vinhos do Brasil e também sobre os projetos de indicações que estão em andamento. Ao falarmos dessas regiões, conseguimos mostrar toda a riqueza do vinho nacional. Com a parceria da Evino, as pessoas poderão acompanhar em casa a degustação, tendo a experiência completa. Dessa forma, ficará ainda mais claro a qualidade e a diversidade do vinho brasileiro", antecipa. Kunz ressalta ainda que a ABS/RS já vem oferecendo uma série de cursos e eventos em formato online nos últimos meses e que a recepção do público para essa modalidade tem sido positiva.
O Wine Summit é promovido juntamente com as entidades setoriais Uvibra, Sindivinho, Fecovinho e Agavi, através da Uvibra-Consevitis-RS - conselho formado por entidades do setor do vinho, atrelado à União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra).
Quando: 12 e 13 de maio
Para quem: profissionais do setor e público interessado em geral
Mais informações aqui
Valor: as inscrições para o evento são gratuitas. Quem quiser adquirir o kit Wine Summit para realizar a degustação juntamente com a ABS/RS deve acessar o canal evino.com.br.
Wine Connection: Rodadas de Negócios Virtuais | Degustações Reais - 2ª edição
A plataforma digital permite que compradores das principais redes importadoras, distribuidoras, atacadistas, varejistas e profissionais do vinho se conectem virtualmente com os principais produtores de vinhos do Brasil e possam vivenciar experiências reais de degustações dos rótulos em casa.
O projeto é realizado em parceria com o Sebrae/RS. A segunda edição reunirá 30 compradores de vinhos do Brasil e 30 micro e pequenas vitivinícolas do Rio Grande do Sul.
A analista de articulação de projetos do Sebrae Serra Gaúcha, Angélica Brandalise, destaca que na primeira edição do evento foram realizadas mais de 260 reuniões virtuais entre as vinícolas e os compradores de todo o país. “Mesmo com este cenário de pandemia e distanciamento social, a possibilidade de realizar as rodadas no formato online e promover a degustação dos produtos pelos compradores é um grande diferencial do evento. A avalição da primeira edição foi extremamente positiva, tanto pelo perfil dos compradores e também pelas vinícolas que apresentaram seu portfólio de produtos. A maioria das vinícolas participantes foi de pequeno porte e muitas marcas, até então, os compradores não conheciam. Elas puderam ser apresentadas e muitos negócios foram fechados já durante as rodadas”, conta.
Quando: 12 e 13 de maio
Para quem: profissionais do setor
Mais informações aqui
Valor: as vagas são limitadas.