CI

Setor do bambu ganha destaque em Santa Catarina

Seminário em Florianópolis promove cadeia produtiva do bambu no estado



Foto: Pixabay

De acordo com informações do Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina (SAR), a Associação Catarinense do Bambu de Santa Catarina (BambuSC), em parceria com o Governo do Estado e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), realiza de 18 a 22 de setembro o 1º Seminário Catarinense de Bambu, em Florianópolis. O evento, que teve início no Dia Mundial do Bambu (18 de setembro), visa fortalecer o setor produtivo do bambu no estado, envolvendo órgãos governamentais, entidades e profissionais da iniciativa privada para fomentar políticas públicas que impulsionem a cadeia produtiva da planta.

O seminário é resultado da criação da Câmara Setorial do Bambu, em junho deste ano, pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR). O objetivo é desenvolver uma política estadual que destaque a produção de bambu e fortaleça sua cadeia produtiva. A programação do evento incluiu o plantio de mudas no Jardim Botânico, exposição de produtos feitos de bambu, além de palestras e uma mesa redonda com especialistas e autoridades.

O bambu, com aplicações diversas, que vão desde a construção civil até a produção de alimentos e artesanato, foi debatido como uma importante alternativa sustentável, com benefícios ambientais, socioeconômicos e tecnológicos. Além disso, suas propriedades de regeneração do solo e ciclagem de nutrientes o tornam uma solução valiosa para o setor agrícola.

O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto, destacou que o bambu tem grande potencial econômico, mas ainda precisa de maior incentivo. Ele ressaltou a importância de expandir sua produção no Brasil, similar ao que já ocorre em países como China e nações europeias, onde o bambu é amplamente utilizado, especialmente na construção civil. Colatto também anunciou planos para estimular a pesquisa, produção de mudas e uso do bambu em áreas de preservação e controle de erosão.

As atividades do seminário continuarão com oficinas práticas no sábado (21), no Bambuzeto, no Jardim Botânico de Florianópolis, onde serão abordados temas como manejo, colheita, tratamento e artesanato com bambu. O evento será encerrado no domingo (22) com uma visita guiada ao Sítio Vagalume, em Rancho Queimado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.