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Senado debate ampliação do transporte ferroviário

 “Os trilhos modais são essenciais para ligar as regiões produtoras aos portos"



“O agronegócio, um dos pilares da economia brasileira, depende de um sistema de transporte eficaz" “O agronegócio, um dos pilares da economia brasileira, depende de um sistema de transporte eficaz" - Foto: Pixabay

Em 10 de outubro, a Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado discutiu a qualidade e a expansão do transporte ferroviário, essencial para o escoamento de produtos do agronegócio e da indústria. A senadora Rosana Martinelli (PL-MT), autora da audiência, destacou a importância das concessões ferroviárias e os gargalos existentes, afirmando que um sistema de transporte eficiente é vital para a competitividade do agronegócio e da indústria no Brasil.

“O agronegócio, um dos pilares da economia brasileira, depende de um sistema de transporte eficaz para escoar a produção de grãos, carnes e outros produtos agrícolas para os mercados internos e externos. De forma semelhante, a indústria precisa de transporte rápido e confiável para garantir que seus produtos sejam competitivos”, afirmou a senadora. 

O senador Fernando Farias (MDB-AL) destacou a necessidade de atualizar e compartilhar os desafios do setor de infraestrutura com o governo, enfatizando que, embora todos precisem de ferrovias, a construção é cara e a operação deve ser viável. Ele mencionou que a sazonalidade no agronegócio pode ser resolvida por meio da estocagem, como no setor sucroalcooleiro. André Nassar, presidente da ABIOVE, também participou do debate, ressaltando a importância do transporte ferroviário para a exportação. 

Ele afirmou que os trilhos são essenciais para conectar as regiões produtoras aos portos, sendo crucial para a exportação de soja e milho, que dependem dessa infraestrutura.  “Os trilhos modais são essenciais para ligar as regiões produtoras aos portos de exportação”, disse

André Nassar criticou a ANTT pela falta de ações e transparência sobre o desempenho das ferrovias, sugerindo a criação de um canal de denúncia e a implementação do CNSO, um sistema planejado há mais de 10 anos para monitorar as operações ferroviárias. Ele enfatizou que a ausência de dados críticos impede a avaliação da eficiência do transporte. A audiência pública destacou a necessidade de investimentos em infraestrutura ferroviária e fiscalização pela ANTT para garantir um transporte eficiente que suporte o crescimento do agronegócio e da indústria. Nassar alertou que, caso ocorra uma grande safra de soja no próximo ano, os problemas irão ressurgir, exigindo soluções imediatas.

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