CI

Sementes secas para o cultivo do tomate

As sementes devem ser armazenadas adequadamente para garantir o sucesso da germinação



Foto: Canva

São muitos os métodos de plantio de tomate. As técnicas incluem inclusive o uso de sementes secas, porém  trata-se de um processo muito mais complicado, as sementes secas não duram para sempre e podem perder sua viabilidade com o tempo. 

Por isso o mais indicado é usar sementes frecas. 

No entanto, se o agricultor preferir o método é, recomendável armazená-las adequadamente para garantir que elas germinem com sucesso. 

Aqui estão os passos básicos para plantar tomates a partir de sementes secas: 

Escolha sementes que foram colhidas no último ano, pois elas terão uma taxa de germinação mais alta. O local deve receber bastante sol e o solo deve ser bem drenado. 

Prepare o solo: 

Adicione composto orgânico ou adubo para garantir que o solo tenha nutrientes suficientes para a planta crescer. 

Plante as sementes a cerca de 1 cm de profundidade no solo e cubra com uma fina camada de solo.
Regue as sementes regularmente: mantenha o solo úmido, mas não encharcado, durante o processo de germinação. Depois que as sementes germinarem, regue-as conforme necessário para manter o solo úmido.
O último passo é o transplante as mudas, assim que  tiverem crescido o suficiente para manuseio, o ideal é colocar no solo ou vaso maior. 

Lembre-se de que a germinação das sementes pode levar de duas a três semanas, sendo necessário ter paciência e cuidados durante todo o processo de cultivo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.