CI

Sementes Goiás projeta 1,6 milhões de sacas comercializadas

Empresa foi adquirida em 2020 pela multinacional canadense Nutrien Soluções Agrícolas



Foto: Divulgação

Pioneira em tratamento químico-industrial (TSI) de sementes no Brasil, a Sementes Goiás comemora seus 25 anos de olho em novas safras de sucesso

A projeção, segundo o diretor da empresa, Túlio Santos, é fechar o ano com 1,6 milhões de sacas comercializadas, ante as 1,4 milhões vendidas em 2023. A marca das 2 milhões de sacas deve ser superada já em 2025. “Sementes de soja sempre foi um segmento muito importante para a Nutrien como varejo, e estamos agora muito focados em fortalecer o papel estratégico da empresa Sementes Goiás no modelo de negócios da empresa, como um produto proprietário”, explica o executivo, recém-empossado para o comando da marca.

Fundada em outubro de 1999, a empresa foi adquirida em 2020 pela multinacional canadense Nutrien Soluções Agrícolas, se tornando marca exclusiva da maior fornecedora mundial de insumos e serviços para o campo. Premiada como uma das maiores e melhores sementeiras do país, a empresa sediada em Rio Verde (GO) conta com um dos mais avançados laboratórios do setor, além de modernas estruturas próprias de industrialização de sementes de soja, com processos totalmente automatizados, que garantem a excelência dos produtos.

As fábricas possuem capacidade para receber, simultaneamente, até nove variedades de sementes de soja, e a soma delas pode chegar a 4 mil toneladas de matéria-prima. O beneficiamento é capaz de processar 1.080.000 toneladas ou 27 mil sacas de produto acabado por dia, além de contar com processos automatizados para garantir a máxima eficiência na gestão das etapas e a alta qualidade da semente que chegará ao cliente final.

“Fomos os pioneiros em Tratamento de Sementes Industrial (TSI) no sudoeste goiano, oferecendo ao produtor rural a segurança e a comodidade de receber sementes já prontas para o plantio, o que hoje é uma grande tendência de mercado”, lembra o diretor da Sementes Goiás, Túlio Santos. Segundo ele, a empresa segue em liderança de mercado no percentual de sementes com tratamento industrial, um índice que hoje já supera 75% e em trajetória de avanço. “Esse processo é acompanhado por rigorosos padrões de qualidade para garantir a eficácia e a segurança das sementes, além de um investimento em infraestrutura para assegurar a liderança na produção em porcentagem e em qualidade de sementes tratadas”, conta.

Outro diferencial da marca, segundo o executivo, é o portfólio amplo. São mais de 50 cultivares de alta produtividade, com características adaptadas a diferentes condições climáticas e solos, o que proporciona flexibilidade aos agricultores. “Essa diversificação também proporciona ciclos de cultivo variados, atendendo às demandas específicas de diferentes regiões e sistemas de plantio e incorporação, utilizando tecnologias de resistência a pragas e doenças para garantir uma colheita mais saudável e produtiva. Tudo isso com foco nos altos rendimentos e na qualidade nutricional, o que possibilita excelentes vantagens econômicas aos agricultores”, completa Túlio.

Além de Goiás, a empresa tem presença direta também nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Tocantins e Mato Grosso do Sul. Via Casa do Adubo (rede de varejo adquirida pela Nutrien em 2022), o alcance da marca chega a dez estados brasileiros, um modelo de acesso ao mercado que deve potencializar ainda mais a força da marca Sementes Goiás nesta sua nova fase.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.