CI

Semeadura do feijão-caupi avança no Maranhão

Falta de sementes pode afetar feijão-caupi



Foto: Canva

O 5º Levantamento da Safra de Grãos 2024/25, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), aponta que a semeadura do feijão-caupi no Maranhão está em fase avançada, se aproximando de dois terços da área total prevista.

As lavouras já implantadas encontram-se entre as fases de emergência, desenvolvimento vegetativo e floração, apresentando boas condições fitossanitárias. A primeira safra do feijão-caupi no estado é tradicionalmente cultivada por agricultores familiares, que utilizam baixa tecnologia e adotam sistemas consorciados com arroz, milho e mandioca. Esse modelo produtivo, no entanto, costuma resultar em baixos rendimentos.

Grande parte dos produtores utiliza sementes adquiridas por meio de programas de doação do governo estadual ou reaproveitadas de safras anteriores. Entretanto, para o atual ciclo, não há previsão de distribuição de sementes pelo governo, o que pode impactar a área total plantada nesta temporada.

A expectativa é de que a produtividade seja influenciada pela disponibilidade de insumos e pelas condições climáticas, fatores essenciais para a manutenção da produção do feijão-caupi, cultura de grande importância para a segurança alimentar e a economia da agricultura familiar no Maranhão.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.