CI

Semeadura da safra de soja avança em Mato Grosso

Ainda assim, o clima quente e falta de chuvas impactam desenvolvimento das lavouras


Foto: Agrolink

O cenário da safra de soja 2023/24 em Mato Grosso revela avanços expressivos na semeadura, atingindo 98,39% das áreas previstas até o dia 24/11, com um aumento semanal de 2,10 pontos percentuais. Contudo, desafios climáticos estão gerando preocupações entre os produtores. De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), o clima quente e os longos períodos sem chuvas em diversos municípios de Mato Grosso têm impactado negativamente o desenvolvimento das lavouras.

Em alguns talhões, já é possível observar o encurtamento do ciclo da soja, o que pode comprometer o potencial produtivo da planta. O levantamento ainda diz que, 4,19% dos 12,22 milhões de hectares previstos para a soja podem precisar ser ressemeados no estado. No entanto, informantes do Instituto apontam que algumas áreas podem não ser replantadas devido aos custos adicionais ou à opção de produtores que cultivam algodão em segunda safra.

MAIS: Desvalorização no farelo e alta no óleo de soja

Para alguns produtores, destinar parte da área para o cultivo de algodão pode ser uma escolha estratégica, especialmente para cumprir contratos já firmados. Os custos adicionais e a necessidade de produzir são fatores determinantes nessas decisões. Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (NOAA), as precipitações para a próxima semana podem trazer alívio para o estresse hídrico em algumas regiões de Mato Grosso. A previsão indica volumes de chuvas entre 35 e 45 mm na maior parte do estado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.