CI

Semana começa com tempo firme

Ao longo dessa semana, o tempo seco deverá persistir até pelo menos o final de semana, quando uma nova frente fria deve avançar pelo Sul



Foto: Pixabay

O início da semana se destaca pelo domínio de tempo seco na maior parte do território nacional, com temperaturas bem superiores à média,  sobretudo nas regiões central e Norte do país. No Sul, após um final de semana de temperaturas mais amenas e geadas, o calor volta a predominar, antecipando uma tarde significativamente mais quente do que o habitual.

Já nas áreas do leste do Nordeste, espera-se a continuidade das chuvas. Entretanto, estas devem ocorrer de forma mais fraca e localizada.

No decorrer dos próximos dias. Ao longo dessa semana, o tempo seco deverá persistir até pelo menos o final de semana, quando uma nova frente fria deve avançar pelo Sul. Entretanto, essas chuvas ficam confinadas no extremo sul do Brasil. Já em áreas da parcela central do país, o predomínio será de tempo firme e quente. 

Veja o mapa e a previsão por região na sequência

Região Norte

A tendência para esta semana indica o aumento das chuvas no extremo norte da região, como ao norte do Amazonas e Roraima. Nas demais regiões, segue a condição de tempo seco e quente. Esse comportamento vem contribuindo com o avanço das operações em campo, sobretudo a colheita. Contudo, aumenta o risco de incêndios em áreas já afetadas, como no estado do Tocantins.

Região Nordeste

Os ventos de leste mantêm a disponibilidade de umidade oceânica na costa leste da região, isso deve refletir em uma segunda-feira com uma maior variação de nebulosidade e chuvas intermitentes, especialmente entre o Recôncavo Baiano até Alagoas e Pernambuco. Já no interior da região, as condições seguem com o predomínio de tempo seco e quente. 

Região Centro-Oeste

Seguindo a sequência de dias escaldantes, a semana começa com previsão de tardes muito quentes em todos os setores do centro-oeste. As temperaturas devem superar os 37°C no sul de Mato Grosso e norte de Goiás. Além das temperaturas, muito acima da média histórica, os índices de umidade ficam perto ou abaixo dos 20%, condição que agrava a situação das lavouras em estádios mais sensíveis ao déficit hídrico.

Região Sudeste

O dia amanhece com temperaturas mais amenas no leste da região. As temperaturas mais baixas devem ser registradas no sul de São Paulo e sul de Minas Gerais, já com a forte presença do Sol no período do dia, as temperaturas entram em rápida elevação. Apesar das poucas chances para chuvas, o leste de Minas Gerais e Espírito Santo, devem ter uma maior variação de nebulosidade e não se descarta o registro de alguma instabilidade isolada fraca e isolada. 

Região Sul

O tempo seco deve predominar em todos os setores da região sul. Além disso, as temperaturas apresentaram uma elevação maior do que as registradas no final de semana. Em áreas do oeste da região, as temperaturas devem superar os 25°C no período da tarde, condição atípica para esta época do ano.

Material elaborado pelo metereologista, Gabriel Rodrigues com revisão de Aline Merladete.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.