CI

Seca impactará logística da região Norte

A situação se agrava devido às condições climáticas do ano anterior


A situação se agrava devido às condições climáticas do ano anterior A situação se agrava devido às condições climáticas do ano anterior - Foto: Divulgação

A seca na região Norte do Brasil deve continuar até o final de outubro, com previsão de melhora somente em novembro, segundo a Climatempo. Durante esse período, temperaturas elevadas e chuvas abaixo da média são esperadas, o que pode impactar as atividades das empresas. A situação se agrava devido às condições climáticas do ano anterior, que já haviam causado uma seca significativa, afetando o enchimento dos rios. Áreas como o sul e leste do Amazonas, Acre, Rondônia e grande parte do Pará enfrentam um déficit de chuvas entre 50% e 70%.

“Essas áreas terão um déficit hídrico maior comparativamente aos meses anteriores e temperaturas mais altas, que vão favorecer a perda de umidade do solo em áreas de formação de corpos d’água. Nesse cenário, o nível dos rios seguirá abaixando, com a chuva retornando á Amazônia ocidental a partir de outubro, de forma gradual”, afirma Vinicius Lucyrio, meteorologista da Climatempo.

As temperaturas na região Norte já estão de 1 a 2 graus Celsius acima da média e continuarão subindo, com o pico previsto para a primeira quinzena de outubro. Esse cenário é influenciado por massas de ar seco do Brasil Central e pelo fenômeno La Niña, intensificado pela seca do segundo semestre anterior, conforme explica Lucyrio. O baixo nível dos principais rios da região e a intensificação do "verão amazônico" poderão impactar as cadeias de abastecimento e a geração de energia das hidrelétricas. A seca deste ano deve ser tão ou mais severa que a do ano passado, apesar da previsão de chuvas mais frequentes e intensas a partir do final de outubro.

“As preocupações para os próximos meses estão relacionadas ao nível baixo dos rios em amplas áreas da faixa norte, com algumas regiões já em situação de alerta”, observa o meteorologista da Climatempo.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.