São Paulo premia as melhores cachaças paulistas
São Paulo é o maior produtor de cachaça do Brasil
Na última terça-feira (03/12), foi realizada a cerimônia de premiação do 1º Concurso Estadual de Qualidade da Cachaça Paulista, na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA). A competição, que teve como objetivo valorizar a excelência da bebida produzida no estado, reconheceu as melhores cachaças em três categorias: envelhecida, armazenada e branca. Ao todo, 78 rótulos foram premiados, todos com qualidade certificada.
São Paulo é o maior produtor de cachaça do Brasil, com mais de 400 unidades produtoras, o que representa 45% da produção nacional. Os vencedores de cada categoria foram: Cachaça Almeida Valente, de Arthur Nogueira, na categoria branca; Cachaça Santa Capela Carvalho, de Santa Bárbara d’Oeste, na categoria armazenada; e Cachaça Taboado, de Votuporanga, na categoria envelhecida, conforme o infomado pela SAA.
A cerimônia destacou a rica diversidade de aromas e sabores da cachaça paulista, que pode incluir notas de frutas tropicais, baunilha, mel, especiarias e até mesmo nuances de couro e tabaco, dependendo do tipo de madeira utilizada e do tempo de envelhecimento. A bebida deve equilibrar doçura, acidez e amargor, com um final suave e agradável.
Clique para seguir o canal do Agrolink no WhatsApp
O trabalho de pesquisa e desenvolvimento, realizado pelo Grupo de Estudos da Cadeia da Cachaça de Alambique (Gecca), também foi destacado. O grupo, composto por pesquisadores da Apta Regional de Bauru e Piracicaba, em parceria com o Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta), a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), a Câmara Setorial da Cachaça Paulista da SAA e diversas universidades, tem como objetivo promover o aprimoramento da produção da cachaça no estado.
Os 78 rótulos participantes passaram por um rigoroso processo de avaliação, que considerou qualidade, procedência e informações dos rótulos. Entre os avaliadores estavam representantes da Secretaria de Agricultura, especialistas e apreciadores da bebida. A Apta Regional de Piracicaba foi responsável pela parte técnica do concurso, com a elaboração das fichas sensoriais e a análise dos resultados dos provadores. Ao todo, 51 cachaças foram premiadas com a classificação ouro, 23 com prata e 4 com bronze. As 5 melhores de cada categoria foram premiadas na cerimônia.