A etapa principal da safra será em outubro, mas para a próxima semana já é previsto o início da colheita das primeiras lavouras de trigo deste ano em São Borja. São cultivos da região de Santos Reis, plantados em abril, praticamente já atingindo níveis adequados de maturação, segundo avaliação do Departamento Técnico da Cotrisal. A cultura no município segue com boas perspectivas, pois as geadas e ocorrências de granizo, este mês, não chegaram a afetar a lavoura de forma significativa.
O presidente da Cotrisal, Aldo Marino Heck, espera rendimento médio de 30 sacos ou 1,8 mil quilos por hectare nos 20 mil hectares plantados, 'o que garante impulso considerável para a economia local'. Em três anos, São Borja conseguiu dobrar a área plantada com trigo, o correspondente, hoje, a 2% de toda a área cultivada no RS, segundo o dirigente. Instituições de pesquisa como Embrapa, Fepagro, Emater e Fundacep indicarão ao município as variedades mais adequadas, considerando condições locais de solo e clima.
A medida ficou acertada por ocasião do dia de campo na Fepagro, na semana passada, considerando que são possíveis cultivares mais identificadas com a região. No evento, foram mostrados resultados iniciais das diversas pesquisas em andamento com relação às culturas de inverno, que poderão atender especificamente às necessidades dos produtores de trigo da região.