Santa Catarina registra recorde em exportação de carne suína
Estes foram os melhores resultados mensais desde 1997
De acordo com informações divulgadas pela Secretaria da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (SAR), o estado obteve um recorde histórico nas exportações de carne suína em julho, com aumentos de 30,7% no volume de embarques e 35,7% nas receitas em relação a junho. Estes foram os melhores resultados mensais desde 1997. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), analisados pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa) e disponíveis no Observatório Agro Catarinense.
Foram exportadas 72,8 mil toneladas de carne suína (in natura, industrializada e miúdos), somando US$ 174,9 milhões no mês de julho. O desempenho em relação ao mesmo mês no ano passado também obteve alta, chegando a 35,5% no volume e de 31,2% nas receitas. As exportações cresceram para diversos destinos, incluindo Filipinas e Japão, solidificando a liderança de Santa Catarina no setor. O estado foi responsável por 56,1% do volume e 58% das receitas brasileiras de carne suína nos primeiros sete meses do ano, conforme os dados divulgados pela SAR.
Segundo as informações, aém disso, as exportações de carne de frango cresceram 11,8% em volume, com 103,2 mil toneladas exportadas, e as receitas somaram US$ 206 milhões, o melhor resultado desde agosto de 2023.