CI

Saiba quando as primeiras geadas de maio vão ocorrer

Previsão indica temperaturas de inverno



Foto: Nadia Borges

Nesta quarta-feira (10/05) a intensificação da massa de ar frio, deve trazer temperaturas próximas aos 5°C no amanhecer. Além disso, a combinação de baixas temperaturas, tempo limpo e vento calmo, favorecem a formação de geadas. Entretanto, essa condição de frio será restrita à região sul do Brasil, com destaque para os pontos de maior altitude. 

Em relação às chuvas, elas ainda continuam ocorrendo sobre o estado do Paraná, em consequência da atuação da frente fria – sistema de chuvas. Essa frente fria também mantém as chuvas sobre o Mato Grosso do Sul e metade sul da região Sudeste.

Eventualmente, algum temporal deve vir com maior intensidade e não se descarta a possibilidade de queda de granizo, especialmente em áreas do sul de Minas Gerais. 

As instabilidades também ganham força sobre o extremo norte do território nacional, onde a previsão indica volumes acima dos 70 mm em áreas de Roraima. 

Ao mesmo tempo, as massas de ar seco vão dominar grande parte do país. Uma massa de ar seco e frio no sul e uma massa de ar seco e quente na parcela central. Essa última, deve trazer temperaturas perto dos 35°C em áreas ao norte de Goiás, Tocantins, Bahia e Piauí.

Veja o mapa e a previsão por região na sequência.

Região Norte
No decorrer desta quarta, as instabilidade serão reforçadas em setores do norte da região, o que pode resultar em chuvas expressivas ao sul de Roraima, Baixo Amazonas no Pará e ao norte do Amazonas. As projeções indicam volumes acima dos 70 mm no decorrer do período. Em contraste com essas chuvas, o predomínio é de tempo firme na faixa sul da região. Estados como Acre, Rondônia, sudeste do Pará e Tocantins, têm poucas chances de receber chuvas ao longo do dia.

Região Nordeste
A presença de instabilidade no leste da região, mantém as condiç?s de chuvas sobre o Recôncavo Baiano, que deve registrar volumes de até 15mm no decorrer do dia. Por outro lado, os corredores de umidade ao norte da região, começam a perder intensidade limitando a quantidade de chuvas. Já em áreas do interior da região, é a forte presença de uma massa de ar quente e seco que mexe com as condições de tempo, garantindo uma tarde de temperaturas elevadas e baixos índices de umidade.

Região Centro-Oeste
De maneira geral, as condições de tempo seguem firmes em grande parte da região, com exceção da metade sul do Mato Grosso do Sul, onde a frente fria ainda traz algumas chuvas. Essas instabilidades são mais fracas do que as registradas nos dias anteriores, inclusive com previsão de baixos volumes, mas não se descarta a possibilidade de alguma trovoada isolada e passageira. 

Região Sudeste
A permanência da frente fria mantém o traz condições de instabilidade em praticamente todo estado de São Paulo, sul de Minas e avança para o Rio de Janeiro. Essas instabilidades podem ser localmente fortes e trazer algum evento de granizo, sobretudo no sul de Minas Gerais, em função da topografia da região. Por outro lado, o tempo segue seco e quente, devido a influência da alta pressão que atua na parcela central do país. As temperaturas devem beirar os 34°C em Januária (MG) e 31°C em Montanha (ES).

Região Sul
Os resquícios da frente fria seguem influenciando o tempo na metade norte do Paraná e as instabilidades devem ocorrer a qualquer momento do dia, que podem ser localmente fortes. Mas a previsão indica que o tempo fique limpo a partir da próxima madrugada. Já nas demais regiões, a condição é de tempo limpo e temperaturas mais baixas – principalmente ao amanhecer. Com essas condições, existe a possibilidade do registro das primeiras geadas do mês nas serras Catarinense e Gaúcha (norte), onde as temperaturas devem beirar os 5°C em Campos de Lages (SC) e 7°C em Vacaria (RS).

Boletim elaborado pela equipe Agrotempo*

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.