CI

Saiba quais foram as primeiras ferramentas usadas na agricultura

As primeiras invenções foram para avançar a agricultura além do trabalho manual



Foto: Pixabay

Hoje os equipamentos agrícolas são grandes, eficientes e inclusive podem realizar a operação apenas supervisionados remotamente, muitas vezes nos levando s esquecer como eram as primeiras ferramentas agrícolas. Mesmo antes das máquinas motorizadas as inovações em equipamentos desempenharam um papel importante no desenvolvimento histórico da agricultura.

As primeiras invenções foram para avançar a agricultura além do trabalho manual. Alguns exemplos incluem:

Os primeiros arados de cerca 5000 anos a.C eram usados para riscar o solo e plantar sementes. Embora os arados desenhados à mão fossem apenas um substituto adequado para enxadas em certos climas, eles permitiram a preparação rápida de muito mais área. Começando com a domesticação de bois (cerca de 4000 a.C.), os animais de tração logo permitiriam um uso muito mais eficiente de tecnologias de arado emergentes. Arados de madeira puxados por animais se tornariam o método preferido de cultivo em 1500 a.C. Alguns dos primeiros exemplos de arado de madeira foram encontrados na antiga Suméria (atual Iraque).

Daquela mesma época, existem exemplos de algumas das primeiras foices de pedra, um implemento que aumentou drasticamente a capacidade do homem colher grandes quantidades de grãos. A invenção da foice ajudou a tornar possível a antiga agricultura de espécies graníferas, como trigo e cevada. Os primeiros exemplos foram de lâminas simples de pedras presas a um eixo de madeira ou osso. As foices se tornaram uma das primeiras aplicações da metalurgia inicial, com lâminas de cobre e bronze surgindo à medida que o conhecimento da metalurgia amadureceu e proliferou.

Mesmo melhorias modestas neste projeto fizeram uma diferença real para a produtividade agrícola: a invenção e a proliferação da foice de lâmina longa e cabo longo são creditadas com um aumento substancial da produção em comparação com as foices de cabo curto (cutelo).

O primeiro arado de ferro conhecido foi desenvolvido na China por volta de 475 a.C. Recursos limitados de usinagem de metal significavam que os primeiros arados incluíam apenas uma pequena lâmina de metal presa a um implemento de madeira. À medida que o trabalho em metal melhorou, os arados poderiam ser feitos com mais metal e muito mais pesados. No período da Dinastia Han (200 a.C. - 200 d.C.), arados totalmente metálicos de ferro fundido estavam foram utilizados, levando a China a uma revolução na produtividade agrícola.

Os arados de metal não se expandiriam para a Europa até muito mais tarde, durante o início da Idade Média, onde geraram maior produtividade devido à sua capacidade de trabalhar em solos mais frios e com alto teor de argila. O primeiro arado de aço não seria introduzido até que John Deere, um ferreiro que fazia ferraduras para cavalos, em 1837 aproveitando uma lâmina usada de serra o construiu. Hoje a empresa por ele criada e que leva seu nome é a maior fabricante de máquinas agrícolas do mundo.

O artigo é do Canal Agricultura A a Z. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.