CI

Saiba as perspectivas para o mercado da soja

Veja a análise da soja



Foto: Pixabay

Neste cenário de mercado, o setor da soja se mantém em constante movimento e evolução, com diversas variáveis a serem consideradas. De acordo com a análise da Grão Direto, alguns fatores podem impactar o mercado da soja, veja abaixo:

  • Evolução do plantio

Com a melhora das condições climáticas em algumas regiões nas últimas semanas e com expectativas positivas para o futuro próximo, espera-se que o ritmo de plantio da soja se aqueça. Se essa tendência se confirmar, o plantio pode se aproximar dos números registrados no ano anterior (47,6%) e da média dos últimos 3 anos, que gira em torno de 45,7%, de acordo com dados da Conab.

  • Exportações dos Estados Unidos

Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), as vendas líquidas de soja para o período de 2023/24 alcançaram números recordes em uma semana. A expectativa é de que essas exportações permaneçam aquecidas na próxima semana, se aproximando das 47,76 milhões de toneladas projetadas para a safra 2023/24.

  • Exportações brasileiras

Apesar da revisão para baixo das expectativas da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) para o mês de outubro, estimando 6,1 milhões de toneladas, o mês ainda deve encerrar com um aumento de 60% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram exportadas 3,8 milhões de toneladas. Essas informações são baseadas em dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

  • Decisões sobre taxa de juros e relatório de empregos

Nesta semana, importantes dados econômicos serão divulgados. Na quarta-feira (01/11), serão anunciadas as decisões sobre as taxas de juros nos Estados Unidos e no Brasil. Espera-se que as taxas permaneçam inalteradas nos EUA, enquanto o Brasil pode adotar uma redução. Na sexta-feira (02/11), será divulgado o relatório de empregos dos EUA, com expectativas de uma diminuição na geração de empregos.

  • Impacto do Dólar

Com base nos eventos econômicos em curso, a semana promete ser marcada por grande volatilidade. A probabilidade de o Banco Central dos EUA manter as taxas de juros inalteradas na próxima reunião indica que a economia está mostrando sinais de desaceleração, confirmados pela inflação em linha com as expectativas. Isso pode resultar em uma semana de desvalorização do dólar em relação ao real.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.